Prefeito de Ourinhos sanciona lei que institui o Dia Municipal do Cipeiro
Após sanção da Lei nº 6.988/2024 pelo prefeito Lucas Pocay (PSD), agora Ourinhos tem o Dia Municipal do Cipeiro, que será lembrado anualmente, sempre em 8 de junho. Com a legislação, a Câmara homenageia os trabalhadores que compõem a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (Cipa).
De acordo com o Legislativo, a data reconhece a dedicação desses profissionais que, com sua atuação, contribuem para um ambiente de trabalho mais seguro e livre de assédios.
A Cipa, criada em 1978 pela Portaria Ministerial nº 3.214, desempenha um papel fundamental em empresas e órgãos públicos no Brasil. Composta por funcionários eleitos por seus colegas ou indicados pelo empregador, a comissão é responsável por ações preventivas que minimizam o número de acidentes e promovem a saúde e segurança dos trabalhadores.
“O trabalho da Cipa é pautado por um conjunto de atividades, entre as quais se destacam o acompanhamento de incidentes, a verificação de condições de trabalho, a promoção de programas de prevenção, e a elaboração de documentos que auxiliam na criação de um ambiente de trabalho seguro”, divulga a lei.
Para o prefeito Lucas, “o Dia Municipal do Cipeiro vem, portanto, para destacar a importância e o valor desse trabalho essencial, que não apenas preserva a integridade física e psicológica dos trabalhadores, mas também fortalece a cultura de segurança nas organizações.”