Prefeito de Gália comemora retomada de obras e melhoria na saúde
O prefeito de Gália, Renato Inácio Gonçalves (PSD), conversou com o Marília Notícia sobre as principais conquistas de sua administração durante 2018. Melhora na avaliação da saúde local pelo Governo Federal e retomada de obras foram exaltados por ele.
A cidade fica distante 53 quilômetros de Marília e tem aproximadamente 7 mil habitantes, de acordo com o último censo.
“Acho que nenhuma cidade com nosso número de habitantes tem uma Santa Casa de Misericórdia. Nós temos”, conta o prefeito sobre importante característica de seu município.
De acordo com ele, a situação financeira do hospital era de dificuldade. Mas nos últimos dois anos, principalmente em 2018, o quadro começou a melhorar. “Nós repassamos R$ 117 mil por mês para a Santa Casa e ajudamos a recuperar a gestão”, detalha Renato.
O político filiado ao PSD conta que em 2016, no antigo governo municipal, o Ministério da Saúde havia classificado a qualidade da saúde municipal como ruim, o que suspendeu repasses de importantes recursos.
Trata-se do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ). “Conseguimos reverter esse problema e hoje nós temos uma classificação da nossa saúde como boa, voltamos a receber uma verba mensal”.
Em quatro anos os recursos que passaram a ser repassados com a melhoria nos índices somarão quase R$ 1 milhão.
A pequena cidade também conta com três unidades do Programa Saúde da Família, cada uma com equipe com médico, enfermeira e dentista.
“Estamos terminando a construção de uma dessas unidade, na zona rural, com novos equipamentos, tudo zero. Hoje funciona em outro lugar. A obra ficou parada seis anos”, diz o chefe do Executivo.
Obras e Educação
Outras obras que estavam paralisadas desde a última administração e que foram concluídas em 2018 são o prédio do serviço de fisioterapia e a sede da Secretaria de Educação.
Na área da educação também voltaram os reforços escolares com professores disponíveis exclusivamente para essa função durante o período da tarde. “Melhoramos muito a qualidade da nossa merenda. Hoje os alunos tomam até iogurte”, comenta Renato.
Outro motivo de comemoração é a conquista de 18 novos veículos para a frota municipal, entre ambulâncias, ônibus, caminhões, vans, um trator e outros tipos. De acordo com o prefeito, “tudo por meio de emendas parlamentares, que estamos sempre correndo atrás”.
Apesar da dificuldade para fazer investimentos com recursos próprios, Renato se diz satisfeito por administrar um dos poucos municípios com as contas em dia, tanto com fornecedores, quanto com o funcionalismo.
Junto com o governo do Estado, em abril deste ano também foi iniciada a construção de 207 unidades habitacionais .
“Estamos conseguindo fazer obras importantes e avançar em saúde e educação”, finaliza o prefeito de Gália.