Prefeito lança materiais educativos sobre a Covid para a volta às aulas
O prefeito Daniel Alonso (PSDB) fez na manhã desta sexta-feira (8), no auditório da Prefeitura de Marília (2º andar do Paço Municipal), o lançamento de materiais educativos sobre a Covid para a volta às aulas presenciais na rede de ensino.
Os materiais fazem parte do Programa Saúde na Escola (PSE) e serão entregues nas 63 escolas municipais, a um total de 18 mil alunos. Foram feitos 63 cartazes, 63 banners, 18 mil cartilhas, 18 mil panfletos e um vídeo educativo.
O objetivo é que todos possam voltar às aulas dentro dos métodos de segurança e proteção contra o coronavírus, tanto para os alunos como para toda a equipe pedagógica.
A cerimônia de lançamento dos materiais educativos contou com as presenças do presidente da Câmara, Marcos Rezende (PSD); e dos secretários municipais Cassio Luiz Pinto Júnior (Saúde), Helter Rogério Bochi (Educação) e Nelson Mora (Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico).
Estiveram presentes também as participantes da produção do material escrito e vídeo educativo, como Karina Carrião Gomes de Oliveira (supervisora escolar da Educação Básica), Luciane Cristina Panes dos Santos (assistente técnica de área de Emef); as professoras Vanusa de Jesus Autieri e Ingrid Karolline Mendonça Costa; a mãe de aluno, Sara Barbosa; e as alunas Rafaela Luíza Barbosa Silva, Ana Laura Kitaisski de Lima, Ana Laura Santos e Isabella Martins Biaggis, da Secretaria Municipal da Educação; e Satia Regina Alves de Almeida (psicóloga), Denise Valera (cirurgiã-dentista), Glaucia Sacomani (cirurgiã-dentista), Leiliana Moreira (fonoaudiólogo) e Edinalva Neves Nascimento (diretora administrativa), da Secretaria Municipal da Saúde.
Participaram ainda da solenidade as diretoras membros da Comissão de Gestores, representando todos os gestores municipais: Fabiana Rodrigues Cruvinel (1,2… Feijão com Arroz), Mirela Clemente Armentano (Chapeuzinho Vermelho), Ellen Alves Matsuchita (Raio de Sol), Daniele Dayana Rodrigues de Souza (Sementinha), Vanessa Bataus (Geralda César Vilardi), Flávia Simone Rodolfo da Silveira (Nicácia Garcia Gil), Érika Christina Kohle (Nivando Marianos dos Santos) e Nilcéia Coelho dos Santos (Sofia Teixeira Barbosa).
Na ocasião, o prefeito Daniel Alonso parabenizou a todos os envolvidos na produção do material. “Esse material que foi produzido por vocês é exemplo para todas as cidades do país e comprova que nossa cidade é feita de gente que faz acontecer. Parabenizo a todos que participaram dessa produção e tenho certeza que os pais e alunos também aprovarão. Desta forma, as aulas presenciais voltarão com toda segurança para as crianças e para toda equipe da Secretaria Municipal da Educação.”
O presidente da Câmara, Marcos Rezende, afirmou que a educação de Marília faz a diferença. “A nossa rede municipal de Educação não deve nada às escolas particulares e a produção desses materiais é mais uma prova disso, sendo exemplo para todo o país. Parabenizo toda a equipe da educação e da saúde, bem como o prefeito Daniel, que sempre colocou Marília à frente das demais cidades no combate à pandemia.”
O secretário municipal da Saúde, Cassio Luiz Pinto Júnior, destacou a importância do PSE. “O Programa Saúde na Escola é fundamental para a prevenção à saúde de todos os envolvidos na comunidade escolar. Hoje estamos mais aliviados com a situação da pandemia, mas não podemos baixar a guarda. Precisamos continuar tomando todos os cuidados. E esses materiais educativos serão fundamentais para termos uma volta às aulas presenciais com toda segurança.”
Já o secretário municipal da Educação, Helter Bochi, agradeceu o apoio dos poderes Executivo e Legislativo durante o período de pandemia. “Tivemos todo o respaldo do prefeito Daniel Alonso e da Câmara Municipal, através do presidente Marcos Rezende, para que os alunos da rede municipal não fossem prejudicados. Foi desenvolvida uma plataforma de ensino remoto com custo zero para o município, e só tenho que agradecer a todos que participaram. E agora retomaremos as aulas presenciais com toda segurança. Agradeço o empenho de todos na confecção desses materiais.”
Todo o material produzido traz informações e orientações sobre os cuidados a serem tomados com relação à Covid, como lavar as mãos com água e sabão com frequência; usar máscara sempre; e orientações como não dar abraços e nem aperto de mãos; manter o distanciamento; e não compartilhar matérias escolares e alimentos. Há orientação também que, se apresentar sintomas, o aluno deve avisar a família ou o professor.