Prefeito Daniel e BLH lançam a Campanha Agosto Dourado
A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, através do Banco de Leite Humano (BLH), realizou na manhã desta segunda-feira (9), no auditório do Paço Municipal (2º andar), a abertura oficial da Campanha Agosto Dourado, que tem por objetivo a promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno.
A solenidade, que teve transmissão pelas redes sociais da Prefeitura, contou com as presenças do prefeito Daniel Alonso (PSDB); dos secretários municipais Cássio Luiz Pinto Júnior (Saúde), Helter Bochi (Educação) e Nelson Mora (Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico); dos vereadores Marcos Rezende (PSD), Vânia Ramos (Republicanos) e Evandro Galete (PSDB); e da equipe do BLH, que tem como enfermeira responsável Sandra Domingues.
Estiveram presentes também Virgínia Balloni (presidente da Maternidade Gota de Leite); parte da equipe do Banco de Leite Humano; a mãe doadora Mariana Mendes Barbosa de Oliveira; e a professora Eliane Prado, da Emei Irmão Maurício, que terá a sala de amamentação inaugurada ainda neste mês.
A enfermeira Sandra Domingues agradeceu a todo apoio que o BLH recebe da Prefeitura. “O Banco de Leite existe desde 1984 e atende Marília e toda região, sendo referência. Só temos que agradecer ao apoio do prefeito Daniel Alonso, que tem nos dado todo respaldo e recentemente nos repassou um veículo próprio, o que é inédito para o nosso trabalho”, destaca.
Sanda afirma ainda que agora a meta é transformar Marília também na Capital Nacional do 1º Alimento, “que é o leite materno. Agradeço a toda nossa equipe e, principalmente, a essas mães doadoras, que nos ajudar a salvar a vida de muitos bebês de Marília e região.”
O prefeito Daniel Alonso lembra que, atualmente, Marília tem uma das menores taxas de mortalidade infantil do Brasil. “Isso se deve ao trabalho da enfermeira Sandra Domingues e da sua equipe no Banco de Leite. Agradeço a todas elas e a essas mães que doam o leite materno, que é precioso para os bebês.”
“A nossa gestão vai continuar dando todo apoio a esse trabalho e ainda neste mês vamos inaugurar mais uma sala de amamentação na Rede Municipal de Ensino, que será a sexta. Já temos nas Emeis Nossa Senhora da Glória, Colibri, Mãe Cristina, Meu Anjo e Favo de Mel e agora teremos também na escola Irmão Maurício. Lembro ainda que as nossas servidoras têm direito a uma licença maternidade de seis meses”, pontua.
O secretário municipal da Saúde, Cassio Luiz Pinto Júnior, afirma que os parceiros são fundamentais “para que possamos buscar e armazenar o leite materno. Agradecemos a cada um deles e o nosso próximo objetivo agora será conseguir instalar um gerador de energia no Banco de Leite, já que recentemente o prefeito Daniel entregou um veículo 0 km de uso exclusivo para o BLH. Parabenizo a enfermeira Sandra e toda sua equipe pelo trabalho de excelência que realizam e tornam Marília referência também no aleitamento materno.”
O presidente da Câmara, Marcos Rezende, lembra que o Poder Legislativo trabalha em sintonia com o Executivo, com o objetivo de trazer progresso de Marília. “São poderes independentes, que trabalham em harmonia para que as soluções dos problemas sejam encontradas. Esse respeito mútuo faz com que Marília continue avançando em todas as áreas e parabenizo o Banco de Leite por fazer a diferença, colocando a nossa cidade como um dos melhores índices do país em mortalidade infantil.”
CAMPANHA
O Agosto Dourado simboliza a luta pelo incentivo à amamentação – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), por ano, cerca de seis milhões de vidas são salvas por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade.
A cerimônia de abertura contou ainda com apresentações musicais do violinista Rodrigo Avelar e da cantora Alice Lourenço, além da homenagem à Mariana Mendes Barbosa de Oliveira, representando todas as mães doadoras de leite materno.