Prefeito Daniel Alonso retoma construção da USF Liliana
O prefeito Daniel Alonso (PSDB) anunciou a retomada de mais uma obra da saúde, paralisada desde a gestão passada. Agora a pasta já soma cinco novas construções e uma reforma, simultânea, em 2018.
No ano passado a Prefeitura reformou a UBS (Unidade Básica de Saúde) Santa Antonieta e concluiu as obras da UBS Costa e Silva. A novidade é a retomada dos trabalhos na USF (Unidade Saúde da Família) “Professora Liliana de Sousa Gonzaga”, localizada na zona norte.
A obra orçada em R$ 517,5 mil foi iniciada em 2014, com prazo de execução de nove meses, mas o contrato foi suspenso no mesmo ano. Foi retomada, mas acabou paralisada novamente no final da gestão passada.
A construção, com 60% de obras executadas, só foi retomada após longo processo de autorização do Ministério da Saúde, bem como renegociação de contrato com a construtora que venceu a licitação.
“É uma grande conquista para a população daquela região, que hoje está sendo atendida na USF Santa Antonieta III, em uma casa alugada e adaptada. Teremos mais espaço e melhores condições de trabalho para a equipe e acolhimento mais adequado aos usuários”, disse o prefeito Daniel Alonso.
A secretária municipal da Saúde, Kátia Santana, explica que o Termo Aditivo Contratual, prorrogando o prazo de execução do contrato, foi assinado no final de maio e a construtora já ocupou novamente o canteiro de obras.
“Agora são mais cinco meses de prazo para que possamos receber o prédio pronto. Já temos a equipe de saúde que irá trabalhar nesse espaço, onde já existe um vínculo com a comunidade. Essa é uma obra que terá grande impacto naquela região”, disse.
A USF Liliana está localizada no cruzamento das ruas Leonor Mazzali, n° 600, esquina com a Rua Américo Capelozza. É classificada como Porte I, para atendimento a uma população de até 3.500 pessoas.
OUTRAS OBRAS
A Secretaria de Obras Públicas do município informou que, na Saúde, estão em execução também a reforma da UBS São Miguel e construção das USFs Palmital e Maracá (novos projetos), Santa Paula/Marajó e Jardim América IV (reiniciadas).