Prefeito institui Programa Leitura em Casa
O prefeito Daniel Alonso (PL)instituiu recentemente o Programa Leitura em Casa: Formando Pequenos Leitores, durante evento realizado na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Sementinha, com a entrega de mais de 80 mil livros aos alunos e professores da rede de ensino.
O Leitura em Casa tem os seguintes objetivos: promover o acesso à leitura; favorecer a integração escola, família e comunidade; instituir um programa permanente de formação de leitores; democratizar o acesso à leitura, oferecendo as condições necessárias aos participantes; e aprimorar a qualidade do processo ensino-aprendizagem das escolas municipais.
Cada um dos 19.010 alunos da rede municipal de ensino recebeu um kit contendo quatro livros de literatura infantil, de acordo com a faixa etária, para as turmas de Nível I e II, Maternal I e II, Infantil I e II, 1º Ano, 2º Ano, 3º Ano, 4º Ano e 5º Ano.
Além do chefe do Executivo, participaram da elaboração do programa o secretário municipal da Educação, Helter Rogério Bochi; a secretária adjunta da Educação, Renata Guedes; o assessor especial da Educação Joaquim Bento Feijão; as supervisoras da Educação Básica – Rita Borguetti, Karina Carrião, Priscila Fachini e Daniela Rigoldi; e as equipes pedagógicas da Secretaria Municipal da Educação, diretores de escola, professores coordenadores e docentes.
Bochi agradeceu o chefe do Executivo pelo apoio e também ao professor Joaquim Bento Feijão. “Esse Programa Leitura em Casa foi idealizado por mim e pelo professor Feijão há muitos anos e foi lançado agora graças ao prefeito Daniel, que deu todo respaldo para que se tornasse realidade”, afirma.
“A concretização desse projeto possibilita que os professores e professoras orientem as famílias no incentivo da formação de leitores, refletindo diretamente no aprendizado das crianças nas escolas. Cada livro foi criteriosamente escolhido pela equipe técnica da Secretaria, buscando sempre apresentar conteúdos relevantes para cada faixa etária, sempre em consonância com a Proposta Curricular do Município”, completa.
Feijão revelou como serão o acompanhamento e a avaliação do programa. “Teremos várias formas para fazer essa avaliação e acompanhamento, como a implementação das ações propostas; o envolvimento dos alunos, pais e responsáveis; pesquisas promovidas pela direção da escola e conselho da escola; análise dos docentes sobre a contribuição do programa quanto à aprendizagem dos alunos; ações planejadas pelos docentes em relação a seus alunos; e apresentações artísticas pelos alunos, sob a orientação dos docentes.”
Já a professora Carina Abreu Teotônio, da turma de Nível I da Emei Meu Anjo, destacou a importância desse programa. “A minha turma tem 16 alunos entre um ano e meio a dois anos e, mesmo ainda não sabendo ler, eles estão entusiasmados, pois já identificam as imagens, estão começando a falar e já veem o que está acontecendo. Acho o Leitura em Casa um programa muito importante, pois permite o acesso aos livros desde cedo e assim estaremos formando futuros leitores.”
Os pais da aluna Laura Marques Lima, de três anos, do Maternal 1C da Emei 1,2, Feijão com Arroz, Acácio Lima e Ariane Marques estão satisfeitos com o Programa Leitura em Casa. “Sempre incentivamos a Laura com brinquedos educativos e agora que ela foi para a escola fazemos questão de mostrar a importância da leitura. Eu e o meu esposo sempre tivemos o costume de ler e passamos isso para a nossa filha, que chega da escola e já quer fazer as atividades. Ela está gostando muito dos livros e esse programa certamente já é um sucesso”, concluiu Ariane.