Prefeitura abre capacitação de educadores paralímpicos
O prefeito Daniel Alonso (PSDB) participou, na manhã desta terça-feira (27), da abertura do curso de capacitação técnica de educadores para esportes paralímpicos, que aconteceu no ginásio de esportes Neusa Galetti, na avenida Santo Antônio.
O evento, totalmente gratuito, faz parte do Programa de Desenvolvimento Paralímpico (Paradens), www.paradens.com.br, realizado por meio das Secretarias de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Esportes.
Com o objetivo de fomentar o esporte paralímpico de base, o curso dará a oportunidade dos professores e alunos da cidade de adquirirem conhecimento teórico e prático do esporte paralímpico nas modalidades de bocha, goalball, natação e vôlei sentado.
Além do chefe do Executivo, participaram da solenidade também o secretário executivo Marco Aurélio Pegolo, o Chuí, que representou o secretário de Estado de Esportes, Aildo Rodrigues; a secretária executiva, Aracélia Lúcia Costa, que representou a secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão; o secretário municipal de Esportes, Lazer e Juventude, Daniel Sabino, o Badinho; e o fundador e coordenador da Associação Mariliense de Esportes Inclusivos (Amei), Celso Parolisi Filho.
Estiveram presentes também os secretários municipais Helter Bochi (Educação), Wilson Damasceno (Direitos Humanos), Nelson Mora (Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico), Vicente Moraes (Diretor de Habitação) e João Augusto Albiéri (delegado regional de Esportes); além dos atletas Daniel Martins e Gustavo Dias, que estarão disputando a Paralimpíada de 24 de agosto a 5 de setembro, em Tóquio.
O curso de capacitação terá a duração de quatro dias, sendo que professores de educação física da rede pública, privada, de entidades e clubes da região de Marília, além de alunos de graduação do último ano de educação física e educadores que trabalham com práticas esportivas na cidade, terão a oportunidade de receber conhecimento teórico e prático do esporte paralímpico.
As aulas práticas da capacitação contarão com a aplicação de conceitos e técnicas, fundamentos básicos e adaptações necessárias para iniciar e dar continuidade ao processo educativo-esportivo nas modalidades destacadas: vôlei sentado (terça-feira, dia 27); goalball (quarta, dia 28); bocha (quinta, dia 29); e natação (sexta, dia 30).
PARADENS
O Programa de Desenvolvimento Paralímpico (Paradens) tem por objetivo se tornar a base estrutural para o esporte paralímpico em todo o Estado de São Paulo, em conjunto com atletas e professores. Trata-se de uma iniciativa inovadora, com o mapeamento do Estado para pesquisar a prática de modalidades e locais de treino em cada região, oferecendo suporte e capacitação técnica aos profissionais.
Com o aprimoramento dos profissionais de Marília e do entorno, a região já é uma referência no meio paralímpico e a cada dia vem contribuindo com a qualificação e desenvolvimento desse segmento esportivo.
O prefeito Daniel Alonso destacou a importância dessa capacitação. “Marília, através do trabalho realizado pela Amei, é referência no esporte paralímpico, tendo inclusive campeões e medalhistas. Já estamos também finalizando o projeto para que tenhamos um Centro de Treinamento Paralímpico e esse curso veio em ótima hora, justamente quando estamos em plena Olimpíada. Agradeço ao Governo do Estado por mais essa parceria com nossa cidade, e desejo um ótimo curso a todos os participantes de Marília e região.”
O secretário executivo Marco Aurélio Pegolo, o Chuí, ex-jogador de basquete, afirmou que o programa tem sido um sucesso em todos os locais. “É uma honra estar em Marília para trazer esse curso, que é sucesso em todas as cidades que já realizaram. É uma grande ferramenta para ampliar a liderança do Estado de São Paulo no esporte paralímpico brasileiro. Agradeço a todos que estão participando e parabenizo o prefeito Daniel Alonso por apoiar o trabalho desenvolvido pela Amei, que proporciona grandes resultados para o esporte paralímpico.”