MN Logo

12 anos. Mais de 102 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
sáb. 24 nov. 2018

Prefeito assina convênio: Marília e Izumisano se tornam cidades-irmãs

por Marília Notícia

Prefeito Daniel no Japão (Foto: Alternativa)

2018 é um ano especial para os descendentes de japoneses no Brasil e também para Marília. A cidade acaba de ganhar mais uma cidade-irmã no Japão. Após Higashihiroshima (Hiroshima), cujo convênio foi firmado em 1980, agora Marília passa a ter uma relação de irmandade com Izumisano, em Osaka.

“Para nós, o convênio têm uma importância muito grande. É um intercâmbio cultural, esportivo e educacional”, afirmou o prefeito de Marília, Daniel Alonso. “Ano que vem, Marília irá completar 90 anos e, quando foi fundada, os japoneses já estavam lá. A nossa cidade tem uma influência muito grande da colônia japonesa, que é muito ativa. Hoje, temos cerca de 10 mil descendentes e 2.600 famílias”, acrescentou.

Acompanhado do deputado federal Walter Ihoshi e do presidente do Nikkey Clube de Marília, Keniti Mizuno, o prefeito esteve em Izumisano na semana passada para formalizar o convênio de cooperação entre as duas cidades. “Junto com o prefeito Hiroyasu Chiyomatsu, pavimentamos uma avenida de parcerias, sobretudo na área de esportes e educação”, revelou Daniel Alonso.

Durante a visita foi acertado o convite aos atletas de Marília para a maratona de Izumisano, que será realizada em fevereiro de 2019. “Inclusive, tudo será por conta deles”, adiantou Alonso.

Além disso, a cidade japonesa também ofereceu a pré-temporada aos atletas paraolímpicos de Marília para os Jogos Olímpicos de 2020. “Tivemos um desempenho bom nos últimos tempos, com atletas campeões olímpicos e mundiais. Essa pré-temporada será muito importante para nós”, destacou o prefeito.

Delegação mariliense no Japão (Foto: Alternativa)

BEISEBOL

Em abril, o vice-prefeito de Izumisano, Yoshihiko Matsushita, participou do Japan Fest, tradicional evento da comunidade japonesa em Marília. Na ocasião, Matsushita convidou uma comitiva para uma visita diplomática à cidade japonesa.

O convite foi reforçado pela princesa Mako, em junho, quando esteve na cidade paulista na comemoração dos 110 anos da imigração japonesa no Brasil.

A irmandade entre Marília e Izumisano começou a se firmar através do beisebol, já que as duas cidades possuem fortes tradições no esporte. “A amizade partiu de um voluntário da JICA que foi ao Brasil como técnico para ensinar crianças carentes no Clube Nikkei. Ele foi o grande fomentador e divulgador de Marília para a prefeitura de Izumisano”, lembrou o prefeito de Marília.

Desde 1980, a cidade paulista também é irmã de outra cidade japonesa, Higashihiroshima. Entre as principais parcerias formadas entre as duas cidades estão na área de educação. A mais recente ocorreu em 2010, num projeto de intercâmbio cultural entre escolas das duas cidades.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Homem invade casa, ameaça mulheres e é morto com golpe de defesa pessoal
  • 2
    PF prende mulher condenada por facilitar tentativa de latrocínio
  • 3
    Justiça recebe denúncia por homicídio, mas nega prisão de suposto mandante
  • 4
    Suposto dentista é acusado de estelionato após receber e não realizar serviço

Escolhas do editor

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
Homem invade casa, ameaça mulheres e é morto com golpe de defesa pessoalHomem invade casa, ameaça mulheres e é morto com golpe de defesa pessoal
Homem invade casa, ameaça mulheres e é morto com golpe de defesa pessoal
SEM OBRAS
Prazo termina e promessa de ampliação do aeroporto de Marília continua no papelPrazo termina e promessa de ampliação do aeroporto de Marília continua no papel
Prazo termina e promessa de ampliação do aeroporto de Marília continua no papel
ENTREVISTA DA SEMANA
‘O vereador é o ator político mais próximo da população’, diz Carla Farinazzi‘O vereador é o ator político mais próximo da população’, diz Carla Farinazzi
‘O vereador é o ator político mais próximo da população’, diz Carla Farinazzi
PSICOLOGIA
Quando poder é confundido com direito: o que a Psicologia revela sobre relações marcadas por controleQuando poder é confundido com direito: o que a Psicologia revela sobre relações marcadas por controle
Quando poder é confundido com direito: o que a Psicologia revela sobre relações marcadas por controle

Últimas notícias

Seca perde força no Brasil em fevereiro após chuvas acima da média
Embrapa inaugura unidade de pesquisa para fortalecer agro na Baixada Cuiabana
Juiz dos EUA barra regra do Pentágono que limitava acesso da imprensa
MPF confirma a deputados ação para romper contrato da Triunfo na BR-153

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie