MN Logo

12 anos. Mais de 101 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
seg. 22 jun. 2020

Prefeito anuncia volta do programa de castração a baixo custo

por Amanda Brandão

Suspensas por causa da pandemia da Covid-19, as castrações voltam a partir de 1º de julho. (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que retomará a partir de 1º de julho o Programa de Controle de Natalidade Animal, que oferece castração a baixo custo.

A decisão do retorno veio depois de uma reunião do secretário municipal de Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior, com profissionais de saúde animal, que aconteceu na quarta-feira (17) da semana passada.

Além do secretário, participaram da reunião o médico veterinário Fábio Manhoso, coordenador do curso de medicina veterinária da Unimar e conselheiro efetivo do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo, bem como Lupércio Garrido, veterinário da Divisão de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde, que coordena o projeto de castração a baixo custo.

(Foto: Divulgação)

Também estiveram presentes outros veterinários e Davino de Souza, diretor da BG Zangrossi, responsável pelo resgate, tratamento e doações de animais errantes na cidade.

Além da empresa BG Zangrossi, Marília tem hoje 13 clínicas conveniadas para este trabalho, que estavam suspensos desde o final de março devido à pandemia da Covid-19.

Segundo o secretário Cássio Luiz Pinto Júnior, os trabalhos do programa estavam suspensos desde o início da quarentena em Marília e será retomado a partir de 1º de julho.

“Para isso fizemos esta reunião com os profissionais de saúde animal para podermos coordenar este trabalho e que ele seja feito da melhor forma possível para atender à população mariliense que depende deste programa para terem seus pets castrados”, disse Cassinho.

(Foto: Divulgação)

“Na reunião também foram tratados assuntos como a investigação sorológica da leishmaniose nos animais, o tratamento destes animais e a possibilidade de implantação de novos projetos voltados à população animal da cidade”, disse o secretário.

Para o médico veterinário Fabio Manhoso, a pandemia acabou atrapalhando o programa, mas agora está definida uma data para o recomeço do programa.

“E por que 1º de Julho? Para que a prefeitura e o Departamento de Zoonoses especificamente possam estar retomando as triagens, bem como o contato com os estabelecimentos veterinários conveniados”.

(Foto: Divulgação)

Segundo  Lupércio Garrido, a suspensão da castração por causa da pandemia da Covid-19, gerou descontentamento por parte de uma representante de Organização Não Governamental (ONG) que chegou a entrar com uma representação no Ministério Público Estadual solicitando a volta imediata do programa. Diante do quadro da pandemia, o Ministério Público indeferiu a representação da entidade, segundo o município.

“Nós estamos trabalhando para o retorno do programa no dia 1º de julho por avaliarmos que os nossos parceiros estão todos preparados para que possam efetuar a castração sem colocar em risco nem os pets e nem os profissionais das clínicas veterinárias que farão o trabalho”, disse Lupércio Garrido.

(Foto: Divulgação)

 

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Esquema que chegou a abrir loja em Marília colapsa e deixa vítimas
  • 2
    Corpo de idosa é localizado em poço após escavação de quase 30 metros
  • 3
    Polícia faz operação contra pedofilia e violência doméstica em Marília
  • 4
    Deslizamento em obra deixa quatro mortos em Promissão

Escolhas do editor

GOLPE COM ENDEREÇO
Esquema que chegou a abrir loja em Marília colapsa e deixa vítimasEsquema que chegou a abrir loja em Marília colapsa e deixa vítimas
Esquema que chegou a abrir loja em Marília colapsa e deixa vítimas
EDUCAÇÃO
Obra da Emei Altos do Palmital avança e deve ser entregue até marçoObra da Emei Altos do Palmital avança e deve ser entregue até março
Obra da Emei Altos do Palmital avança e deve ser entregue até março
ORDEM JUDICIAL
Polícia faz operação contra pedofilia e violência doméstica em MaríliaPolícia faz operação contra pedofilia e violência doméstica em Marília
Polícia faz operação contra pedofilia e violência doméstica em Marília
CARREIRA
Câmara de Marília homologa concurso e resultado final é publicadoCâmara de Marília homologa concurso e resultado final é publicado
Câmara de Marília homologa concurso e resultado final é publicado

Últimas notícias

Poço profundo de Lácio (PG-08): tecnologia, investimento e segurança hídrica para Marília
Primeira audiência do caso Rafael Pascon dura o dia e deve ser retomada nesta sexta
Esquema que chegou a abrir loja em Marília colapsa e deixa vítimas
Nova UBS pode beneficiar cerca de 10 mil moradores da zona norte

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie