Prefeitáveis recorrem a dancinhas, hits e dinos para atrair eleitorado
Apesar das diferenças nas intenções de votos apontadas pelas pesquisas divulgadas nas últimas semanas, em pelo menos uma disputa os candidatos à Prefeitura de Marília seguem em um páreo duro.
O eleitorado mariliense ainda terá tempo, inclusive além das eleições de 6 de outubro, para decidir qual dos candidatos “ousou mais” em busca do voto, além das apresentações formais de praxe – ao menos, para alguns.
Em busca do voto, os “prefeitáveis” têm se arriscado a performances que, talvez, não se submeteriam se não estivessem em uma campanha eleitoral. O Marília Notícia aponta algumas que devem entrar ao “hall” do folclore político eleitoral da cidade.
DANCINHA DO RICARDINHO
Ex-procurador geral do município e ex-secretário de diferentes pastas, o advogado Ricardo Mustafá (PL) tem aparecido em campanha com uma versão bem mais despojada que aquela formal dos corredores da Prefeitura e de ambientes jurídicos.
Depois de se aventurar como “mestre” de bateria no lançamento de sua candidatura, Mustafá jogou capoeira, cobrou pênalti, mas se superou na espontaneidade eleitoral com suas dancinhas nas redes sociais.
Ele dançou na feira, nas ruas, em carreatas, sozinho e acompanhado de correligionários e até do prefeito Daniel Alonso (PL), que dividiu com o candidato uma das cenas mais pitorescas destas eleições municipais.
CANDIDATO OSTENTAÇÃO
Candidato a prefeito com maior patrimônio pessoal declarado à Justiça Eleitoral no Brasil, o empresário João Pinheiro (PRTB) tem na exposição da riqueza a marca de sua campanha para a Prefeitura de Marília.
As carreatas são conduzidas por carros de luxo e acompanhadas por um helicóptero adesivado para a campanha. Nas redes sociais, Pinheiro compartilha sua vida profissional, com deslocamentos por jato particular.
Mesmo em suas caminhadas pela cidade com forte calor, o candidato não dispensa calça social, camisa e blazer, com raras aparições de camiseta. Ao final destas eleições, deve ficar marcado como um “candidato ostentação”.
DINO EM CAMPANHA
Colorida de laranja desde seu lançamento, a campanha de Garcia da Hadassa (Novo) tem pintado por toda parte da cidade com suas carreatas e caminhadas para se destacar na aquarela eleitoral.
Empresário do segmento do turismo, o candidato recorreu a um conhecido e pré-histórico personagem de Marília, cuja presença calhou muito bem à tonalidade de sua campanha: o dinossauro.
Acompanhado pela ilustre mascote municipal, Garcia da Hadassa percorreu as ruas do bairro Maracá, na zona norte, para a alegria da garotada e a diversão de quem presenciou a cena – mais uma anotada para a lista do folclore político de Marília.
DE ‘PEDAL’ E JULIET
Em campanha para retornar à Prefeitura de Marília, o deputado estadual Vinicius Camarinha (PSDB) precisou ajustar o itinerário de viagens até a capital para priorizar os deslocamentos pela cidade em suas caminhadas e carreatas.
Além do avião, do carro e do sapato, o candidato tem pedalado, literalmente, para encontrar-se com o eleitor. Em publicações de suas redes socais, ele aparece de bicicleta em um bairro popular da cidade, enquanto a sua carreata passa.
A sua imagem sobre duas rodas, típica de uma cena eleitoral, é ilustrada em vídeo de campanha com cumprimentos a eleitores, com direito a óculos “Juliet”, nada usual ao deputado estadual, mas à caráter para eleitor ver e votar – nem que seja de bicicleta.