Poupatempo tem aplicativo para ‘achados e perdidos’
O Poupatempo conta com um setor de achados e aerdidos. Muitos usuários esquecem ou perdem documentos no interior das unidades de atendimento e para facilitar a vida dos usuários, o Poupatempo criou um aplicativo.
Através do ‘SP Serviços’ é possível saber em tempo real se um documento ou objeto perdido foi encontrado e em qual local pode ser retirado. A consulta também pode ser feita pelo portal.
Pelo número do documento é possível saber onde ele se encontra à disposição para ser retirado. Para objetos, é necessário informar a descrição.
Como funciona
Todos os itens encontrados no interior das unidades do Poupatempo são encaminhados para a seção de achados e perdidos, na administração de cada posto. Os objetos são cadastrados com local e hora do encontro e nome de quem fez a entrega.
Eles ficam por três meses à disposição dos donos. Após esse período, documentos são encaminhados para os órgãos emissores e os objetos são doados para o Fundo Social de São Paulo (FUSSP).
Em 2018, foram registradas 25.195 ocorrências de achados e perdidos nos postos Poupatempo, uma média de 2,1 mil ocorrências por mês.
Desde que o atual sistema foi implantado, em dezembro de 2015, já foram registradas 78.709 ocorrências em todos os postos do programa.
Objetos inusitados
Além de muitos guarda-chuvas, óculos, livros e outros objetos normalmente esquecidos por quem está distraído, as unidades também possuem objetos inusitados.
Já foram encontradas muletas, uma tampa de privada e até um videogame modelo Xbox, que foi localizado pela proprietária uma semana depois na unidade Itaquera. Há também casos de bolsas ou carteiras com dinheiro e objetos de valor.
Um dos objetos mais caros já esquecidos no Poupatempo foi um videogame Xbox, em dezembro de 2016, no Poupatempo Itaquera.