Poupatempo Marília deve reabrir em setembro
O Governo do Estado de São Paulo anunciou a reabertura das unidades do Poupatempo nas regiões que estão na fase amarela e laranja do Plano SP. Marília terá reinício do atendimento presencial no dia 10 de setembro.
O cronograma já definido prevê reabertura entre os dias 19 de agosto e 28 de outubro. As unidades, porém, só poderão atender com 30% da sua capacidade de público.
Conforme mostrou o Marília Notícia, a reabertura do Poupatempo é uma reivindicação de vários setores. Os serviços de autoescola, por exemplo, precisam do funcionamento presencial para os candidatos que precisam dar entrada na primeira habilitação.
Também houve reclamações de despachantes e revendedores de veículos seminovos, que encontraram dificuldades para obter a documentação após registro de veículo – mudança de propriedade.
No mês passado, o governo do Estado anunciou liberação de documentos para despachantes, responsáveis por granes volumes, através de um sistema de drive-thru em dois dias da semana, nas regiões em fase laranja ou amarela. Marília foi incluída.
A Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), responsável pelos sistemas, apresentou ainda o Poupatempo Digital. Pelo celular são oferecidos cerca de 70 serviços.
Foram liberados pela plataforma, por exemplo, a emissão do Atestado de Antecedentes Criminais e a solicitação de segunda via e renovação da Carteira de Habilitação (CNH), mesmo o documento tendo validade prorrogada, não precisando ser renovado durante a pandemia.
O aplicativo também permite obter Certidão de Prontuário, Consulta de Pontos, Licenciamento de veículos, IPVA 2020, acesso ao Seguro-Desemprego e Carteira de Trabalho Digital.
Como a entrega de documentos ainda segue prejudicada, a mais recente medida tomada foi a parceira com os Centros de Formação de Condutores (CFCs) para pontos de retirada de Certificado de Registro de Veículo e CNHs.
Licenciamento
Um dos serviços mais demandados do Poupatempo também foi 100% digitalizado. A pandemia acelerou o processo e o licenciamento já pode ser feito totalmente de forma remota.
A versão impressa não é mais emitida pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
O documento fica disponível no portal do Detran.SP ou Denatran e também pelo aplicativo e Carteira Digital de Trânsito (CDT), onde o proprietário tem acesso para salvar e realizar a impressão em papel sulfite comum.