Posto no Cavallari já gera reclamações menos de 24h após inauguração
Inaugurado na quarta-feira (11) pela Prefeitura de Marília, o Espaço Saúde do Jardim Cavallari, zona oeste de Marília, já provocou reclamações menos de 24h após início de suas atividades, na quinta-feira (12).
Nas redes sociais, usuários do serviço municipal de saúde residentes nesta região da cidade questionaram a ampliação do atendimento ao público, segundo informou a administração municipal na inauguração.
“Os moradores vizinhos não podem o usar (sic) o posto. Precisam se deslocar até o (bairro) Chico Mendes. Uma verdadeira falta de consideração com os moradores do bairro”, afirmou uma reclamante.
“Se não podemos usar sendo moradores do bairro, por que não aumentou o posto que já tinha?”, questionou outra. Ela se referiu à Unidade de Saúde da Família (USF) “Dr. Roberto Martes Antiqueira Elias”, localizado no Cavallari.
“Moro a duas quadras desse posto e tenho que ir ao Chico Mendes para ser atendida. Tenho que utilizar dois ônibus e ainda chegar antes das 7h no posto. Se tiver médico, atende, senão tem que voltar outro dia”, relata outra mulher.
OBRA ATRASADA
O novo Espaço Saúde é um prédio com mil metros quadrados de construção dividido em três blocos com recepção, sala de espera, consultórios, salas de curativos, procedimentos e vacinação e áreas administrativa e para servidores.
Segundo apurou o Marília Notícia, a inauguração na última quarta-feira (11) ocorreu após atraso na entrega da obra devido à desistência da empresa vencedora da licitação e o chamamento da segunda colocada, que a concluiu.
Contratada em janeiro de 2023, a obra orçada incialmente em R$ 936 mil, acabou custando R$ 1,1 milhão após aditivos de aumento e supressão de valor e de ampliação do prazo de entrega.
A previsão de finalização do serviço estava prevista para 24 de julho, segundo documento do gabinete da Secretaria da Saúde a que o MN teve acesso. As últimas exigências incluíram adequação de consultório e alteração de lugar de duas pias.
REMANEJAMENTO
Em nota enviada ao MN, a Prefeitura de Marília informou através da Secretaria Municipal de Saúde que “todos os pacientes do bairro e vilas adjacentes passam a ser atendidos no Espaço Saúde” enquanto houve a reforma da USF Jardim Cavallari.
“O Espaço Saúde Jardim Cavallari conta com a colaboração e dedicação dos servidores que eram da USF para que todos os moradores da região, inclusive os acamados, não tivessem grandes mudanças nos atendimentos”, informa a Saúde.
A secretaria diz ainda que “uma equipe volante continua oferecendo total atendimento aos idosos e acamados”. “Vale ressaltar que todas essas ações foram compactuadas com os líderes comunitários desta região”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Marcelo Gallo.