Postagem de serviço provoca busca por saúde mental
A divulgação do serviço ofertado pelo Grupo de Prevenção ao Suicídio de Marília (GPS) na manhã desta terça-feira (31), junto à publicação de mais uma morte ocorrida na cidade, já incentivou pelo menos 12 pessoas a buscarem ajuda.
“Só com essa postagem, 12 pessoas já nos procuraram, somente agora pela manhã, e já foram encaminhadas para psicólogos”, afirma Luciana Handa, coordenadora do GPS, ao Marília Notícia.
O Grupo oferece palestras, rodas de conversas e atendimento psicológico social. São 40 profissionais voluntários, sendo a maior parte deles formada por psicólogos.
“Se a gente cuida com acolhimento e escuta especializada, conseguimos prevenir que aconteça. As pessoas ao redor precisam estar alertas ao sinais, como isolamento e algumas falas que indicam esse sofrimento existencial”, explica Luciana.
Os profissionais também possuem um projeto de Acolhimento aos Sobreviventes Enlutados por Suicídio, que trabalha com os familiares e amigos que perderam pessoas queridas por suicídio.
Por conta da pandemia, o serviço, que era oferecido em grupo, agora funciona de forma individual (ou on-line). Para mais informações, o número é o (14) 9 8173-8246 [clique aqui para iniciar uma conversa].
OUTROS LOCAIS QUE OFERECEM AJUDA
Caps Com-Viver – (14) 3451-4028
Caps-i (Infantil) Catavento – (14) 3451-1660
Caps AD (Álcool e outras drogas) – (14) 3433-8606
Unidades Básicas de Saúde (Saúde da Família e UBSs)
Emergência: SAMU 192, UPA Norte, PA Sul, Pronto Socorro e Hospitais no HEM