Pós da Unimar abre programa de metodologia científica
O Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade de Marília (Unimar) realizou a abertura do Projeto “Novos Olhares na Metodologia Científica”, que tem o objetivo de aprofundamento dos alunos nas metodologias utilizadas em estudos acadêmicos na área jurídica.
Participam renomados especialistas que irão abordar os temas interligando-os com seus trabalhos acadêmicos. Serão 13 palestras realizadas por meio de videoconferência em plataforma digital.
De acordo com o coordenador do projeto, o docente doutor Valter Moura do Carmo, o objetivo é aproximar das metodologias os acadêmicos da pós-graduação.
“Pretendemos que os alunos e ex-alunos da disciplina de metodologias da pesquisa científica possam obter um maior aprofundamento a respeito de todos os tipos de métodos que são empregados na área do Direito. A ideia é trabalhar não apenas com métodos tradicionalmente empregados, mas sim com outros mais comuns em outras áreas do conhecimento”, explica.
Segundo o docente e também coordenador do projeto, doutor Carlos Bitencourt Jorge, a abertura superou as expectativas de todos.
“Foi um primeiro dia excelente, com mais de 120 pessoas participando e interagindo, foi uma oportunidade única de aprendizado. Além disso, será também um canal importante de contato com autores e pesquisadores em que nossos acadêmicos se baseiam e isso não tem preço. Eu destaco a Universidade de Marília, que neste momento de pandemia, proporciona mais uma inovação acadêmica sensacional, que despertou interesse dos nossos acadêmicos e de outras Instituições de Ensino, que acessaram e participaram de nosso encontro, demonstrando, mais uma vez, nosso pioneirismo com a inovação, aplicada de maneira real”, enfatiza.
O projeto conta com a participação de 13 docentes, brasileiros e espanhóis, que irão expor suas pesquisas e explicar como determinada metodologia apoia o processo científico.
Para o primeiro palestrante, o coordenador dos cursos de Mestrado e Doutorado da Unimar, Jonathan Barros Vita, o Projeto Novos Olhares foi e será importante virtualização do programa de Pós-graduação.
“O Projeto transpassará temas que são discutidos pelos acadêmicos, em todas as disciplinas, e é fundamental o aprofundamento nestas metodologias porque não existe pesquisa sem base sólida dentro do contexto”, ressalta.
Ainda segundo o Jonathan, a interação entre acadêmicos e pesquisadores trará um conhecimento inigualável aos participantes da experiência.
“Muitos dos textos que nossos acadêmicos estão habituados a ler são destes docentes que integram o Projeto. Esta congregação online serve para atrair novos conhecimentos, fazendo interações metodológicas com pessoas que trazem a vanguarda do conhecimento para a Unimar”, exemplifica.
Ainda segundo Carlos, o Projeto fortalecerá as atividades acadêmicas. “Não se faz ciência sem metodologia. Este aprofundamento torna-se fundamental porque trabalhar com ciência é isso, esta aplicação de metodologia compreensiva a todos. Sem contar que mesmo não atuando na parte acadêmica ou científica, conhecer métodos estrutura muito mais o raciocínio, ajudando a delimitar e construir serviços e também a produção de textos”, exemplifica.
O Projeto “Novos Olhares na Metodologia Científica” será realizado todas às quartas-feiras, até o final de julho, por meio de videoconferência em plataformas digitais. Cada semana um novo tema será abordado com a participação de um pesquisador.
A Próxima discussão contará com a participação da mestra e doutora em Direito pela UFSC e diretora científica do INASP, Heloisa Medeiros, sobre plágio acadêmico.
O link será disponibilizado na semana do debate nas redes sociais da Universidade de Marília. Mais informações pelo e-mail [email protected]