População usa rua de terra como ponto de descarte irregular
Os trechos sem asfalto das ruas Romeu Cironi e Felipe Nava, no Núcleo Habitacional Presidente Jânio da Silva Quadros, na zona Norte de Marília, se transformaram em pontos de descarte irregular de lixo.
Eletrodomésticos, móveis velhos, materiais inservíveis volumosos como colchões velhos se misturam ao lixo doméstico em meio a pontos de queimada. Tudo isso a menos de 50 metros de casas, lojas e igrejas.
Vizinhos reclamam da situação e pedem que sejam tomadas medidas para coibir o descarte irregular naquela área. O lixo pode ser foco de doenças e atrai animais peçonhentos, colocando a população em risco.
O lixo acumulado nas margens das vias de terra pode ser visto inclusive por meio da ferramenta satélite do Google Maps.
Outro lado
A assessoria de imprensa da Prefeitura foi questionada sobre o que pode ser feito para resolver o problema e qual o prazo para isso.
“A Prefeitura de Marília por meio da Secretaria de Limpeza Pública, informa que até terça-feira (28) a equipe estará no local fazendo a limpeza”, foi a resposta do município.
A reportagem também questionou a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental sobre a existência de denúncias sobre o problema e quais medidas estão sendo tomadas para resolver a situação.
A resposta, por meio de nota, foi de que ainda não existiam denúncias sobre esse ponto de descarte e fiscais vão se deslocar até o local.
“Caso haja descarte irregular de entulho, a prefeitura será acionada para providências. Em caso de não cumprimento, as medidas administrativas cabíveis serão avaliadas”, diz a Cetesb.