MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
sex. 25 jun. 2021

População escolhe vacina e Coronavac sobra em Marília

por Carlos Rodrigues

Formulário seguia acessível, até às 17h, com disponibilidade para horários da Coronavac (Imagem: Reprodução/Prefeitura de Marília)

A escolha por fabricante de vacina contra a Covid-19 – já são quatro em uso no Brasil – gerou uma situação inusitada e reprovada por especialistas em Saúde pública nesta sexta-feira (25) em Marília. Segundo a Prefeitura, houve uma corrida de parte da população para conseguir uma dose da Pfizer BioNTech, em detrimento da Coronavac.

Por volta das 17h, conforme a apurou o Marília Notícia, o cadastro seguia aberto, com 300 doses remanescentes da vacina produzida pelo Instituto Butantan.

O agendamento é para a ação que acontece neste sábado (26), no ginásio da Universidade de Marília (Unimar), para pessoas com 43 anos ou mais sem comorbidades. As vagas para a vacina da fabricante norte-americana esgotaram-se em 11 minutos e 53 segundos. Foram ofertadas 2.240 doses.

Já para a Coronavac, o cadastro ainda estava aberto e mostrava vagas remanescentes até o final da tarde. A rejeição gerou uma nota emitida pelo município, reiterando a disponibilidade do imunizante, com apelo para que a população não escolha vacina.

O que mais chamou a atenção é que o formulário é único e o cadastro – para as duas vacinas – foi aberto no mesmo horário.

Em nota, a Prefeitura explicou que, pela primeira vez, foi especificado à frente do campo do horário, o nome do imunizante que estará disponível.

O procedimento foi feito depois que funcionários da saúde perceberam grande número de pessoas que iam ao ginásio nos horários agendados, mas não entravam no local, após saberem qual vacina estava sendo aplicada.

Alguns moradores chegaram a voltar para casa; a maioria, porém, tentavam entrar em horários diferentes do que havia sido marcado – objetivando o imunizante de preferência.

Comunicado emitido pela Prefeitura pede que as pessoas não percam tempo escolhendo qual vacina querem tomar. “Na luta contra o coronavírus todo tempo é precioso e pode salvar muitas vidas”, diz nota.

“Quando chegar a sua vez, prepare o braço para aquela que estiver disponível. Todas as vacinas utilizadas no Brasil são seguras e foram aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa”, reforça.

É importante ainda observar a caderneta de vacinação; a segunda dose é fundamental para a proteção ser completa.

PROBLEMA NACIONAL

O problema tem ocorrido por todo país e pode atrasar o efeito da imunidade coletiva. Quando esteve em Marília, nesta quinta-feira (24), o governador João Doria (PSDB) comentou a escolha por imunizantes.

“Não façam seleção de vacina, eu tomei no braço duas doses de Coronavac. Não virei jacaré. Pelo contrário: sou um leão em busca de mais vacinas”, disse o governador

Em santa Cruz do Rio Pardo (121 quilômetros de Marília) a atitude da população gerou um despacho do promotor de Justiça Marcelo Gonçalves Saliba, em documento que foi divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde.

“Não há direito à escolha da vacina. Há direito do cidadão em ser vacinado e não em escolher a vacina”, escreveu o promotor.

Banner divulgado pelo município; campanha de conscientização (Imagem: Prefeitura de Marília)

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
  • 2
    Destruição na Fazenda do Estado gera multa à moradora, após derrubada de árvores
  • 3
    Dupla armada invade casa, rende irmãos e foge com R$ 10 mil e relógio na zona norte
  • 4
    Homem em situação de rua bate no rosto e rouba pedestre no Centro de Marília

Escolhas do editor

HABEAS CORPUS
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJDefesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
EDUCAÇÃO
Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamentalMarília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental
Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental
ZONA NORTE
Homem morre baleado pela PM na madrugada em MaríliaHomem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
CENTRO DE COMPRAS
Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026
Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026

Últimas notícias

Resultados do Enamed e do Revalida serão divulgados na próxima semana
Saques na poupança superam depósitos em R$ 2,85 bilhões em novembro
Quase 20% da população de favelas vivem em vias onde não passam carros
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie