Ponte desaba com carreta carregada de laranja em estrada rural de Marília
Uma carreta carregada com laranja desabou em um córrego na estrada rural do bairro Florida, na região de Dirceu. A via de terra – que passa pelo Pojeto Vida Nova, a popular “Igrejinha” – é utilizada no escoamento da produção e contorna trecho da zona rural até o município de Vera Cruz (veja vídeo abaixo).
Conforme apuração do Marília Notícia, o veículo estava carregado com laranja. Dezenas de toneladas do produto eram transportadas no único carreamento, que depende de estradas com pontes de madeira.
O acidente não deixou ninguém ferido, mas interrompeu o tráfego no local, o que inclui obstáculo para transporte de emergência e escolar. A Prefeitura de Marília ainda não divulgou informações ou nenhuma instrução aos moradores e usuários da via.
A reportagem apurou que a equipe da fazenda responsável pelo carregamento ainda trabalha para remoção da carga. Só depois da liberação, serão avaliadas as extensões do dano e o início do planejamento do reparo.
A estrada da Florida – que no passado também permitia escoamento rural pela rodovia Dona Leonor Mendes de Barros (SP-333) – atualmente faz apenas a conexão com a Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294) pela vicinal entre Marília e Vera Cruz.
Em nota, a Prefeitura afirma que enviou equipes para acompanhar a operação de retirada da carga de frutas (laranja). “Esclarece que a ponte tem capacidade máxima para suportar até 10 toneladas. A carreta, só de carga, estava com aproximadamente 30 toneladas, acrescido ao peso do veículo, a ponte foi submetida a um peso no mínimo 5 vezes maior. Assim que a retirada das laranjas for concluída, a carreta será retirada do local.”
Ainda conforme a administração, a partir da remoção do veículo, o setor de engenharia, em conjunto com o setor de estradas rurais da Secretaria Municipal de Agricultura, iniciarão uma avaliação para realizar o reparo da estrutura.
“Menos de um ano atrás esta ponte passou por reforma e reparos de manutenção. Trata-se de um trecho remoto do bairro Florida, mas que oferece rotas alternativas de acesso para a SP-333, inclusive uma rota que é no sentido Vera Cruz e que não possui pontes. Esta segunda rota, a do sentido Vera Cruz, poderia facilmente ser utilizada por veículos mais pesados, semelhante a esta carreta que transportava quase 30 toneladas de laranja”, conclui o texto.