Pompeia vive guerra de informações sobre aumento de IPTU
Pompeia (distante 31 quilômetros de Marília) vive momentos de polêmica por conta do reajuste do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) promovido pela Prefeitura recentemente. A situação é de incômodo e queixas entre a população e uma guerra de informações entre atores políticos.
De acordo com a oposição, alguns moradores da cidade se assustaram ao perceberem que sofreram um aumento de até 73% no imposto. No entanto, a administração municipal nega que o aumento tenha sido tão elevado. A correção teria sido apenas de 4,4%.
O percentual corresponde, segundo a versão oficial, ao Índice de Preços ao Consumidor (IPC), um dos índices inflacionários mais utilizados. Neste caso medido pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE).
A Prefeitura da cidade vizinha argumentou que foi o índice mais baixo possível de ser aplicado referente ao acumulado da inflação em 2019.
Além disso, um aumento tão elevado como apontam opositores do governo municipal, só seria possível se outros elementos levados em conta no cálculo do IPTU tivessem sido alterados – o que não teria ocorrido.
A informação da Prefeitura é de que não houve alteração em relação ao valor venal dos imóveis entre 2019 e 2020.
O município também não realizou vistoria, verificações e atualizações para corrigir os valores venais de imóveis que estavam com suas plantas desatualizadas junto ao cadastro municipal. Com isso, seria impossível que tenha ocorrido reajustes acima de 4,4%.
Mesmo assim, se algum munícipe discordar do valor que consta em seu carnê, deve procurar o setor de Tributação da Prefeitura para que eventuais erros sejam corrigidos e dúvidas esclarecidas.