Pompeia terá mutirão da dengue a partir de segunda-feira
O município de Pompeia (distante 31 quilômetros de Marília) tem 274 casos confirmados de dengue até outubro deste ano segundo dados divulgados pela Secretaria da Saúde do Estado. Do total, seis são importados.
A Vigilância Sanitária e Epidemiológica do DHS fará um mutirão a partir da próxima segunda-feira (18). Mais de 50 agentes da Saúde municipal realizarão visitas domiciliares diárias, até o dia 20 de dezembro, de segunda a sexta-feira das 17h às 19h e aos sábados, das 8h às 11h, exceto feriados.
Todos os agentes de Saúde estarão uniformizados e identificados. Os agentes realizarão visitas nos bairros atendidos pelas suas respectivas Unidades de Saúde da Família e contam com a colaboração da população para que o trabalho possa ser bem sucedido. Agentes de todas as USFs se unirão para contemplar a vila de Paulópolis.
O último surto da doença na cidade foi em 2015 com 773 casos. Segundo a organizadora do plano de contingência para enfrentamento da Dengue, Zica e Chikungunya, a atuação da Saúde municipal será intensa para que Pompeia siga com números positivos, livre de epidemias.
“Este plano de contingência é como se fosse um plano de guerra, estamos nos preparando para um trabalho intenso visando evitar o pior cenário que é o de epidemia. Sabemos que o risco é nacional, que cidades vizinhas tiveram epidemias nesse ano, então estamos preparados e agindo preventivamente. Adquirimos insumos e todo material para a ação. Vamos vencer essa batalha mais uma vez”, comentou Luciana Martessi.
Os agentes de saúde não irão recolher entulhos. O trabalho será feito de forma minuciosa com foco total na identificação de larvas. O engajamento e a colaboração de todos é primordial para uma cidade livre de criadouros.