Pompeia tem 373 casos de dengue e faz nebulização em bairros
A Vigilância Epidemiológica de Pompeia (distante 31 quilômetros de Marília) confirmou 373 casos positivos de dengue na cidade até o momento.
Com o objetivo de combater o avanço da doença, nesta quinta-feira (27), a Saúde deu início ao serviço de nebulização no bairro Primavera. A equipe da Vigilância Sanitária em conjunto com os agentes de endemias vai ser a responsável pela ação durante os próximos dias.
“O objetivo é reduzir o número de mosquitos Aedes adultos, que possam estar contaminados com o vírus da dengue, porém, é fundamental que a população elimine os criadouros. É a única forma de diminuir a proliferação. Por isso, pedimos encarecidamente aos moradores que abram as residências para que o veneno possa ter acesso a locais onde estes mosquitos possam estar escondidos”, destaca o superintendente do DHS, Adalberto Bento.
Durante a aplicação do inseticida, as pessoas deverão permanecer fora das residências, cobrir gaiolas e aquários, retirar os potes de água e ração de lugares expostos e isolar os pets em um cômodo. Acamados, idosos e alérgicos também deverão ficar num cômodo fechado por 30 minutos após a aplicação.
PREVENÇÃO
- Pratos de vasos de plantas devem ser preenchidos com areia;
- tampinhas, latinhas e embalagens plásticas devem ser jogadas no lixo, e as recicláveis guardadas fora da chuva;
- latas, baldes, potes e outros frascos devem ser guardados com a boca para baixo;
- caixas d’água devem ser mantidas fechadas com tampas íntegras, sem rachaduras, ou cobertas com tela tipo mosquiteiro;
- piscinas devem ser tratadas com cloro ou cobertas;
- pneus devem ser furados ou guardados em locais cobertos;
- lonas, aquários, bacias e brinquedos devem ficar longe da chuva