Pompeia soma 285 casos confirmados de dengue
Pompeia (distante 31 quilômetros de Marília) já soma 285 casos de dengue confirmados até o momento. O número é quase o dobro do total registrado em todo o ano de 2019, quando o município registrou 149 casos da doença.
A cidade teve um aumento de 91% das confirmações de dengue. Ainda assim, a situação é mais favorável que a registrada na epidemia de 2015, quando foram 773 os casos confirmados na cidade.
A equipe de Vigilância Sanitária Municipal segue intensificando as ações de nebulização e de busca ativa por criadouros do mosquito Aedes aegypti.
O trabalho é contínuo e conta com o apoio dos agentes comunitários de saúde, que realizam as visitas nas residências, em conjunto com os agentes sanitários e de endemias, que dão sequência a ação de nebulização, visita casa a casa, visita em imóveis especiais e pontos estratégicos, sem deixar de atentar para a importância do combate aos criadouros.
Em novembro do ano passado, o Departamento de Higiene e Saúde (DHS) começou a atuar em modo de mutirão contra a dengue, com agentes atuando em horário estendido no período da noite e com ações de bloqueio cada vez mais precisas nos locais de circulação comprovada da doença.
Além disso, nos primeiros meses deste ano, o governo municipal já organizou dois arrastões de limpeza que recolheram 200 toneladas de materiais descartados pela população.
O diretor da Vigilância Sanitária, João Marcelo Destro ‘Shell’, afirma que mais de 80% dos criadouros encontrados no município ainda estão dentro de residências e quintais.
“Precisamos que a população faça a sua parte verificando os quintais. Isso é fundamental”, disse.
Através da Ouvidoria de Pompeia há um crescente número de denúncias por parte dos munícipes sobre quintais sem os devidos cuidados, e de vizinhos que atiram lixos e materiais plásticos em áreas verdes e terrenos baldios.
Os registros são encaminhados aos setores competentes, que mobilizam as equipes com ações para eliminação dos focos do mosquito.