Pompeia segue cronograma Federal e antecipa vacina da gripe
A vacinação da gripe começa com um mês de antecedência por decisão do Ministério da Saúde. Objetivo é acelerar o diagnóstico da síndrome respiratória Covid-19 e evitar que o sistema de saúde fique sobrecarregado com casos de influenza. A primeira fase começa nesta segunda-feira (23).
O Departamento de Higiene e Saúde de Pompeia (distante 31 quilômetros de Marília), seguindo o cronograma de ações do Governo Federal, irá antecipar e inverter a ordem de público-alvo da 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza.
Serão vacinados, a princípio, os idosos e os trabalhadores de saúde, que atuam na linha de frente do atendimento à população.
Luciana Martessi, enfermeira da Vigilância Epidemiológica, adverte que a vacina contra a gripe não protege contra o coronavírus, mas contra tipos de influenza.
“Com a vacinação, pretendemos proteger a população contra as formas graves da influenza e diminuir a cadeia de transmissão desta doença respiratória”, explicou.
A segunda fase da campanha de vacinação contra a gripe começa no dia 16 de abril e contempla professores de escolas públicas e privadas e profissionais de segurança e salvamento.
Na sequência, a partir do dia 9 de maio, que também é o Dia D, a campanha será aberta para crianças de seis meses a menores de seis anos, grávidas, mães no pós-parto, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população indígena, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos de idade.
A vacinação será encerrada no dia 23 de maio e a meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários.
A partir deste ano, adultos de 55 a 59 anos também terão direito a receber uma dose nos postos de saúde de todo o Brasil (antes, o imunizante era oferecido dos 60 em diante). As doses estarão disponíveis nas sete unidades de saúde do município.