Pompeia registra mais de 200 casos de dengue este ano
A cidade de Pompeia (distante 31 quilômetros de Marília) está com o principal indicador da presença do mosquito que transmite dengue, zika e chikungunya com condições satisfatórias.
Segundo os dados do último LIRAa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti) o índice Breteau no município está em zero.
O Ministério da Saúde considera que índices inferiores a 1.0 indicam ‘condições satisfatórias’; de 1.0 a 3.9, ‘situação de alerta’. Quando acima de 3.9, a infestação representa ‘risco de surto de dengue’.
Apesar do bom índice, de acordo com os dados da Secretaria da Saúde, de janeiro a julho deste ano a cidade registrou 222 casos de dengue, sendo 217 autóctones e cinco importados.
Os números são muito menores que os registrados em anos de surtos. Conforme a Vigilância Epidemiológica do município, em 2015, por exemplo, foram 773 casos de dengue. Já em 2017, as ações de controle passaram a surtir efeito, e o ano terminou com apenas 1 caso da doença. Em 2018, apenas um caso importado de dengue foi registrado.