Pompeia promove treinamento de primeiros-socorros
A Prefeitura de Pompeia (distante 31 quilômetros de Marília) promoveu evento para capacitação de profissionais no sábado (18), no Clube JK. O treinamento contou com a participação de cerca de 300 pessoas, entre professores, funcionários e motoristas das Emefs de Pompeia.
A ação cumpre a Lei Federal nº 13.722, também conhecida como Lei Lucas, que determina a obrigatoriedade do treinamento de primeiros-socorros para professores, funcionários e motoristas do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino.
O evento foi conduzido pelo empresário, psicólogo, mestre em educação, professor e filósofo José Alvarez e pelo CB PM Souza do 10º GB 2º Pelotão – Promissão, que é bombeiro técnico em segurança do trabalho.
A capacitação teve início com uma explanação sobre a Lei Lucas, que leva o nome de Lucas Begalli, um menino de dez anos que faleceu em 2017, vítima de asfixia mecânica decorrente de engasgo com um pedaço de salsicha em uma excursão escolar em Campinas. A falta de atendimento adequado e imediato contribuiu para a morte da criança, o que motivou a criação da lei.
Durante o treinamento, o CB PM Souza abordou procedimentos iniciais em uma cena de emergência, como fazer chamadas emergenciais para o Corpo de Bombeiros e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu – 192), manobras de desobstrução em caso de engasgo, indícios de Acidente Vascular Cerebral (AVC), como proceder em casos de hemorragia ou corte superficial, manobras de reanimação cardiopulmonar em bebês, crianças e adultos, como proceder diante de uma epilepsia ou desmaio e a importância de ter um kit de primeiros-socorros.
Além disso, foram apresentados slides e vídeos com exemplos de pronto atendimento feitos por PMs e médicos explicando a importância do socorro imediato até a chegada do Samu ou resgate.
Os participantes do treinamento tiveram a oportunidade de realizar simulações para colocar em prática o que foi ensinado e esclarecer dúvidas com o CB PM Souza.
O objetivo da capacitação é preparar os profissionais da rede municipal de ensino para agir em casos de emergência e oferecer atendimento de qualidade para os estudantes.