Pompeia é a 7ª do Estado no Ideb entre as cidades com mais de 20 mil habitantes
Pompeia não só atingiu como passou a meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) na rede municipal e é a 7ª melhor do Estado de São Paulo entre as cidades com mais de 20 mil habitantes.
Já pela rede estadual de ensino, a cidade não conseguiu atingir a pontuação estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC). Os dados foram divulgados no dia 14, e visam avaliar a educação pública no país.
No Ensino Fundamental I, que representa a rede municipal do 1º ao 5º ano, a cidade teve 7,4 em 2023, superando a marca de 2021, quando atingiu 7,0, e ficando à frente da meta de 7,1.
O Ensino Fundamental II, do 6º ao 7º ano da rede estadual, ficou com 5,4 em 2023, tendo uma pequena melhora comparada aos 5,3 de 2021, porém, longe da meta dos 6,4.
Já no Ensino Médio, também da rede estadual, que representa do 1º ao 4º ano, a média registrada foi 4,2 em 2023, tendo uma ligeira queda em relação aos 4,3 de 2021, e abaixo do esperado de 4,3.
O Ideb avalia, a cada dois anos, a qualidade da educação por meio da combinação de taxas de aprovação e resultados das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A média é definida de 1 a 10, baseada no desempenho dos alunos no Saeb. Também são definidas metas para os próximos índices.
POMPEIA
Em nota ao Marília Notícia, a Prefeitura informa que a ótima nota alcançada traduz os investimentos da administração municipal na educação com foco nas estratégias para a melhoria contínua da aprendizagem, formação de professores qualificados e o empenho da equipe da rede municipal de educação para o alcance do nível.
A nota diz ainda que a Secretaria da Educação de Pompeia “irá seguir com a oferta de ótimas condições para o desenvolvimento educacional no município, com investimentos no corpo docente, na aprendizagem e na tecnologia para proporcionar mais preparação aos alunos.”
O município também afirma que possui um currículo escolar com inovações, sem esquecer da aplicação das matérias tradicionais, como a disciplina de Educação Financeira, que se tornou obrigatória no Estado em 2024, mas já era aplicada no Ensino Fundamental I.
ESTADO
Questionado pelo Marília Notícia, o governo estadual pontua que os resultados da edição 2023 do Ideb, divulgados pelo Ministério da Educação, “reforçam o diagnóstico feito pelo governo do Estado no início da gestão, que aponta defasagem na aprendizagem e a necessidade de implementar medidas para recuperar o déficit acumulado ao longo da pandemia e que ainda reflete nas avaliações dos alunos da rede.”
Conforme nota enviada ao MN, as principais ações, implementadas a partir do segundo semestre do ano passado, incluem “apoio à alfabetização na idade certa em parceria com municípios paulistas, recuperação semestral com foco na recomposição da aprendizagem e ampliação de cursos de formação continuada para professores.”
No Ensino Médio, foi reduzido de 11 para três o número de itinerários formativos. A matriz curricular aumentou em 60% o tempo de aprendizado de língua portuguesa de 10 para 16 aulas semanais. Em matemática, o percentual foi de 70% – de 10 para 17 aulas e a inclusão na grade de educação financeira.
A Secretaria da Educação afirma que ampliará, ainda, o número de cidades que terão a oferta de ensino técnico na rede — das atuais 349 para uma perspectiva de estar em 463 municípios, um aumento de 32,6%. Em 2022, o técnico era oferecido a alunos de 161 cidades paulistas.
A Seduc-SP também diz que aperfeiçoou os mecanismos de acompanhamento do rendimento escolar dos estudantes. Em média, após a terceira falta consecutiva, a equipe da escola aciona o aluno e medidas de acolhimento são tomadas para garantir o retorno às salas de aula.