Pompeia conscientiza sobre o Transtorno do Espectro Autista
A Prefeitura de Pompeia (distante 31 quilômetros de Marília) realizou um encontro especial na última quinta-feira (5), nas dependências do Instituto de Desenvolvimento Familiar Chieko Nishimura, para conscientizar a população sobre o autismo.
A iniciativa faz parte das atividades do mês de conscientização do autismo, conhecido como Abril Azul.
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um tema delicado e a conscientização é fundamental para que a sociedade seja mais inclusiva e menos preconceituosa. A coordenadora do Cras, Manuela Soares Savério, ressaltou a importância de uma sociedade empática e consciente, que tenha amor ao próximo.
Durante a palestra, ministrada pela profissional Nayara Azedias, pós-graduada em análise do comportamento aplicada ao autismo, a participação de todos foi destacada. A Apae de Pompeia apresentou uma dança emocionante e inclusiva, demonstrando a importância da inclusão e do respeito às diferenças.
A prefeita de Pompeia, Tina Escorce (PSD), enfatizou que esses momentos de participação da sociedade são essenciais para conscientizar a população sobre a importância do autismo e o impacto que essa condição tem na vida das pessoas que são apoiadas pela campanha Abril Azul. Uma sociedade mais consciente é uma sociedade menos preconceituosa e mais inclusiva.
É preciso ter cautela, respeitar e conhecer sobre o autismo para evitar preconceitos e julgamentos. Com o conhecimento, é possível evitar a preocupação e acertar no cuidado às famílias que convivem com o TEA.
A campanha Abril Azul é mais do que uma simples ação, é um movimento para conscientizar a todos sobre a importância do autismo e a necessidade de uma sociedade mais inclusiva.