Polo, Marília atrai até 1,2 milhão de potenciais consumidores
Além de garantir grande de volume de vendas, o Dia do Consumidor – comemorado nesta quarta-feira (15) – proporciona condições e descontos especiais para o público que aproveita as vantagens do momento. De acordo com o superintendente da Associação Comercial e de Inovação de Marília (Acim), José Augusto Gomes, a cidade possui um perfil de consumidor interessante e abrangente.
“Além da própria cidade, que tem um comércio desenvolvido tanto na área central, como nos corredores das zonas Norte, Sul, Leste e Oeste, nós também somos polo regional de consumo”, garante Gomes. Segundo o representante, estima-se uma população de cerca de 1,2 milhão em um raio de 90 quilômetros.
“São esses os potenciais consumidores de Marília. Eles vêm periodicamente ao município fazer suas compras, pois aqui encontram novidades, produtos diferentes, além de entretenimento”, explica o superintendente.
POLO REGIONAL
É o caso de Ana Cláudia Lucas, agente de Saúde de 35 anos e moradora de Garça (distante 35 quilômetros), que sempre faz compras em terras marilienses. “Gosto de comprar cosméticos e tintas que não consigo encontrar aqui [Garça]”, conta. Além disso, Ana aproveita as passagens por Marília, onde tem uma irmã, para comer em lugares diferentes. “Vamos bastante em franquias de lanches que, muitas vezes não têm vantagem, mas por não encontrarmos em Garça mesmo”, explica.
Já a fonoaudióloga mariliense Maria Cecília Bayer, de 26 anos, apesar de possuir hábito de comprar de negócios da cidade, também prefere adquirir alguns tipos de itens pela internet. “Às vezes priorizo roupas e acessórios que são mais fáceis de serem encontrados on-line, por um preço mais acessível.”
De acordo com José Augusto Gomes, o faturamento total do varejo on-line, entre 1º e 15 de março do ano passado, foi de R$ 7,2 bilhões. O pico de vendas foi no próprio Dia do Consumidor, o que é esperado hoje. “Um estudo indica que muitos usuários acompanharam os produtos desejados ao longo do mês, comprovado pelos picos de visitas no e-commerce durante o mês, mas fizeram suas compras na data oficial do evento”, explica Gomes.
A pesquisa da empresa All In indica que as categorias que mais geraram faturamento foram telefonia, eletrodomésticos, eletrônicos, informática e moda e acessórios. Já os segmentos que mais receberam pedidos foram moda e acessórios, beleza e perfumaria, alimentos e bebidas, saúde e utilidades domésticas.
CUIDADOS
Apesar das evoluções na área de defesa do consumidor, ainda é necessário ter critérios e responsabilidade na hora de comprar. É o que defende o diretor do Procon de Marília, Guilherme Moraes. “É uma data importante para lembrar que o consumidor merece todo respeito, cuidado e esforços dos órgãos e entidades de classe”, declara Moraes.
De acordo com o dirigente, 65% de quem procura o Procon da cidade possui mais de 35 anos. Desses, 75% são pessoas idosas. São 3.500 atendimentos mensais, com índice de solução em 87,5%. A maioria dos atendimentos diz respeito a consumidores com problemas de ordem financeira.