Polo Emergencial Covid está há dez dias sem pacientes
O Polo Emergencial Covid, localizado no mesmo terreno da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Nova Marília, na zona Sul, completou dez dias sem pacientes nesta quinta-feira (15), segundo informações do secretário municipal da Saúde, Cassio Luiz Pinto Júnior.
O serviço foi colocado em funcionamento no dia 28 de abril com a proposta de aliviar a pressão sobre o sistema de saúde, principalmente nos prontos atendimentos, que registravam mortes praticamente diárias de pacientes à espera de vaga na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Na ocasião foi anunciada, junto ao Polo Emergencial, a criação de 17 leitos exclusivos para pacientes com Covid-19, sendo 16 de enfermaria e um de urgência, com possibilidade de intubação provisória.
Com a queda na entrada de pacientes no sistema, os servidores que estavam destacados para o Polo Emergencial serão remanejados, mas a infraestrutura ainda será mantida.
“Neste momento, descontingenciando recursos humanos para atuar em novas frentes, mantendo toda a estrutura montada se preciso for novamente. Mas estamos vencendo!!! Finalmente!!!”, escreveu o secretário nas redes sociais.
A ocupação de leitos clínicos e de UTI exclusivos para pacientes com Covid-19 vem caindo de forma significativa em Marília e região nos últimos dias. O principal motivo é o avanço da vacinação. Marília já aplicou a primeira dose em cerca de 55% da população, e aproximadamente 20% já concluíram o ciclo vacinal.