MN Logo

12 anos. Mais de 102 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
ter. 09 jul. 2024
TRATAMENTO

Polo de distribuição do canabidiol, Marília beneficia pessoas com síndromes raras

Pacientes com Lennox-Gastaut e Dravet e complexo da esclerose tuberosa já podem preencher solicitação.
por Rodrigo Viudes
Miguel Costa viu sua qualidade de vida mudar após uso de óleo de cannabis, segundo a mãe, Fabiana Costa (Foto: Arquivo Pessoal)

Produtos à base de canabidiol chegaram à Farmácia de Medicamentos Especializados (FME) de Marília. A unidade local é polo de distribuição gratuita dos medicamentos para pacientes do município e da região, diagnosticados com síndrome de Dravet e de Lennox-Gastaut e complexo da esclerose tuberosa, síndromes consideradas graves e raras.

O Governo de São Paulo começou a disponibilizar os produtos à base de canabidiol na última semana de junho. Os medicamentos, contudo, já fazem toda a diferença na vida de Miguel Paulino Costa, morador da região. Ele levava uma vida comum para um garoto de quatro anos. Brincava, nadava, cantava e passeava com a família. A rotina mudou abruptamente em março de 2008 com o surgimento das primeiras crises convulsivas.

“Daí por diante, chegou a ter mais de 100 convulsões por dia”, recorda a mãe, a dona de casa Fabiana Maria de Fátima Paulino Costa. À época, a família recorreu a médicos e remédios, até conhecer o tratamento à base de canabidiol, em 2013.

“Foi um divisor de águas na vida da família toda. Melhorou 100%”, diz a mãe. Aos 21 anos, Miguel é deficiente intelectual e sua família precisa conviver com uma despesa média de R$ 3 mil para comprar o óleo de cannabis.

Diagnosticado com a síndrome de Lennox-Gastaut, o rapaz pode ser beneficiado pela distribuição gratuita de produtos à base de canabidiol pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado de São Paulo.

CRITÉRIOS

A iniciativa do governo paulista alcança ainda os pacientes com laudos de síndrome de Dravet e complexo da esclerose tuberosa. Os produtos já foram disponibilizados pelo Estado, mas a entrega deve atender a alguns critérios.

Os pacientes ou seus responsáveis legais devem apresentar formulário de indicação preenchido pelo médico e exames de eletroencefalograma, hemograma, creatinina e eletrólitos e de transaminases glutâmico oxalacética e pirúvica.

Produto à base de canabidiol começaram a ser distribuídos pelo Estado gratuitamente (Foto: Governo de São Paulo)

O formulário pode ser encontrado no site da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Após a análise e aprovação, o produto à base de cannabis poderá ser retirado na Farmácia de Medicamentos Especializados.

Em Marília, a unidade fica na rua XV de Novembro, 1.151, Centro. Há 40 espalhadas pelo Estado. Em Ourinhos, onde Miguel mora com a família, a FME fica na rua Wenceslau Brás, 33, na Vila Mano.

NOVA LEGISLAÇÃO

A distribuição de produtos à base de cannabis pelo governo paulista acontece um ano e meio depois da sanção da lei que instituiu a política estadual de fornecimento gratuito, aprovada em 2022 pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).

A nova legislação passou por um processo de regulamentação, cuja resolução foi publicada em maio de 2023 no Diário Oficial do Estado (DOE). A distribuição, ao menos por ora, restrita às síndromes escolhidas e ao complexo da esclerose tuberosa se deu por “evidências suficientes” avaliadas pelo Estado.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Casal morre em colisão frontal na BR-153 em Marília
  • 2
    Vítimas de colisão fatal na BR-153 em Marília são identificadas
  • 3
    Vídeo mostra ação da PM em caso de importunação sexual em Marília
  • 4
    Criminosos se escondem em loja, agem após fechamento e deixam prejuízos

Escolhas do editor

MORTE NA RODOVIA
Vítimas de colisão fatal na BR-153 em Marília são identificadasVítimas de colisão fatal na BR-153 em Marília são identificadas
Vítimas de colisão fatal na BR-153 em Marília são identificadas
TRAGÉDIA
Casal morre em colisão frontal na BR-153 em MaríliaCasal morre em colisão frontal na BR-153 em Marília
Casal morre em colisão frontal na BR-153 em Marília
ESQUEMA
Criminosos se escondem em loja, agem após fechamento e deixam prejuízosCriminosos se escondem em loja, agem após fechamento e deixam prejuízos
Criminosos se escondem em loja, agem após fechamento e deixam prejuízos
EDUCAÇÃO
Marília reduz número de alunos, mas amplia inclusão escolarMarília reduz número de alunos, mas amplia inclusão escolar
Marília reduz número de alunos, mas amplia inclusão escolar

Últimas notícias

Vítimas de colisão fatal na BR-153 em Marília são identificadas
Casal morre em colisão frontal na BR-153 em Marília
Descarga elétrica mata empresário de 34 anos durante serviço em Bastos
Deputados destacam obra de R$ 5 milhões em estrada após 30 anos

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie