Policiais fazem campanha para doação de sangue
Desafio lançado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), para incentivar a doação de sangue – e ajudar a manter níveis adequados de bolsas durante a pandemia do novo coronavírus – teve adesão de policiais da 10ª Delegacia da PRF em Marília.
O grupo que trabalha no patrulhamento da BR-153 (Rodovia Transbrasiliana) esteve no Hemocentro e registrou a doação. A ideia é que cada doador desafie outra pessoa, para também participar, doando e usando a hashtag #DesafioSangueSolidario.
O objetivo é estimular a doação de sangue não só entre o efetivo, mas em toda a sociedade, já que o estoque nos hemocentros do Brasil cada vez mais reduzido, em razão do isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus.
Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos, mas para menores de 18 anos é necessário o consentimento dos responsáveis; pessoas entre 60 e 69 anos só podem doar se já tiverem doado antes dos 60 anos.
O doador precisa pesar, no mínimo, 50 quilos e deve estar em bom estado de saúde. A pessoa precisa estar descansada, alimentada e não ter ingerido álcool nas 12 horas anteriores à doação, além de portar documento de identidade com foto.
Inaptos
Em relação à Covid-19, são considerados inaptos para doação de sangue – por um período de 30 dias – quem apresentar sintomas respiratórios e febre ou ter contato, há menos de 30 dias, com casos suspeitos ou confirmados da doença.
Estoque
O Hemocentro de Marília , que integra o Complexo Famema (Faculdade de Medicina de Marília), informou o estoque na tarde desta terça-feira (08).
O primeiro número é refente ao total de bolsas disponíveis; o segundo é o ideal (necessário haver em estoque) , para cada tipo sanguíneo.
A+ 185 / 150
A- 06 / 40
B+ 70 / 40
B- 03 / 05
AB+ 35 / 20
AB- 05 / 05
O+ 208 / 150
O- 24 / 40