MN Logo

12 anos. Mais de 102 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Regional
qua. 04 nov. 2020

Polícia deflagra operação contra fraudes em semirreboques

por Daniela Casale

Operação foi deflagrada nesta quarta-feira (Foto: Divulgação)

A Polícia Civil deflagra nesta quarta-feira (4), na região de Marília, a Operação Transformers. A ação acontece após mais de um ano de investigações.

A apuração aponta a atuação de organização criminosa e de seus respectivos membros em fraudes consistentes na instalação de quatro eixo em semirreboques, visando proporcionar maior capacidade de carga a ser transportada.

A legislação de trânsito proíbe tal modificação, principalmente em razão dos riscos viários gerados. Isto porque não há garantias da manutenção das condições de segurança do conjunto com o semirreboque modificado, bem como não há garantias de que o patrimônio público (rodovias) não será danificado.

Conforme parecer técnico do Contran concluiu-se que em tal modificação existe também a possibilidade de acidentes.

Entretanto, durante a investigação se apurou que tal alteração, apesar de ilegal, é realizada, sendo que os caminhões modificados passam por vistoria técnica em instituição técnica licenciada creditada no Inmetro, também envolvida na sofisticada engrenagem.

Para emissão dos documentos relativos à inclusão do quarto eixo foram utilizados diversos artifícios criminosos pelos envolvidos, entre eles, a alegação da existência de patente que justificaria tal modificação, emissão de autorização prévia com descrição apenas de suspensão/inclusão ou exclusão de eixo veicular auxiliar, eixo direcional ou eixo auto direcional, portanto sem qualquer menção a inclusão, além da ampla utilização de endereços fraudulentos para transferências dos semirreboques.

Além disto, servidores públicos realizaram alterações nos sistemas informatizados para inclusão de tal configuração em desrespeito à legislação de trânsito e a orientações superiores.

A operação está sendo deflagrada pelo Deinter-8 de Presidente Prudente e a Delegacia Seccional de Adamantina nos Estados de São Paulo e Paraná.

São cumpridos sete mandados de prisões preventivas e 33 de buscas em residências e endereços comerciais de investigados.

Participam 113 policiais civis, sendo 93 operacionais e 20 delegados e dois Promotores de Justiça, contando ainda com o apoio dos policiais civis das regiões em que cautelares estão cumpridas.

Medidas cautelares de prisões, buscas e sequestros de bens são cumpridas em Adamantina, Regente Feijó, Irapuru, Pacaembu, Ourinhos (distante 95 quilômetros de Marília), Santa Cruz do Rio Pardo (distante 120 quilômetros de Marília), Campinas, Hortolândia, São Paulo, Itatiba, Mairiporã, Franco da Rocha e Arapongas-PR.

As investigações apontam que somente um dos líderes faturou mais de R$ 50 milhões.

Até às 10h, 33 mandados de busca e apreensão foram cumpridos, sete mandados de prisão e um flagrante registrado por posse de arma de fogo. Cinco funcionários públicos do Detran foram afastados de suas funções.

Material apreendido durante a operação (Foto: Divulgação)

https://marilianoticia.com.br/wp-content/uploads/2020/11/WhatsApp-Video-2020-11-04-at-07.13.04.mp4

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    PF prende assessor de Vinicius Carvalho e grupo ligado a Marília e região
  • 2
    Homem invade casa, ameaça mulheres e é morto com golpe de defesa pessoal
  • 3
    Homem é baleado com quatro tiros nas pernas na zona sul de Marília
  • 4
    Colisão com capotamento deixa feridos na rodovia SP-294 em Pompeia

Escolhas do editor

TRANSBRASILIANA
Caminhoneiro morre após relato de surto em posto de combustíveisCaminhoneiro morre após relato de surto em posto de combustíveis
Caminhoneiro morre após relato de surto em posto de combustíveis
TRANSPORTES
Anac mantém classificação do aeroporto de Marília em meio à queda de passageirosAnac mantém classificação do aeroporto de Marília em meio à queda de passageiros
Anac mantém classificação do aeroporto de Marília em meio à queda de passageiros
CLIMA
Previsão aponta sequência de chuvas e calor moderado em MaríliaPrevisão aponta sequência de chuvas e calor moderado em Marília
Previsão aponta sequência de chuvas e calor moderado em Marília
VIOLÊNCIA
Homem é baleado com quatro tiros nas pernas na zona sul de MaríliaHomem é baleado com quatro tiros nas pernas na zona sul de Marília
Homem é baleado com quatro tiros nas pernas na zona sul de Marília

Últimas notícias

PGR dá parecer favorável à prisão domiciliar de Jair Bolsonaro
“Condenação é o mínimo para aqueles dois monstros”, diz pai de Henry
Pagamento da 1ª parcela do programa Pé-de-Meia começa nesta segunda-feira
Dupla armada rende motorista e mantém vítima em cárcere para fazer saques

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie