Polícia Civil intensifica combate a cigarros eletrônicos e tabacaria na zona norte é alvo
Em uma operação realizada na tarde desta quarta-feira (27), a Polícia Civil de Marília voltou a apreender cigarros eletrônicos e produtos relacionados. Buscas foram feitas em alguns estabelecimentos após apuração do Setor de Investigações Gerais (SIG). Em um deles, na zona norte, farto material foi apreendido.
Na terça-feira (26), a equipe já havia apreendido cigarros eletrônicos na região do campus universitário, zona oeste. Uma mulher foi detida para esclarecimentos e liberada.
Já no dia seguinte, durante a abordagem nesta tabacaria da zona norte, um comerciante de 60 anos foi questionado sobre a existência de produtos clandestinos na loja. Ele negou e permitiu acesso dos policiais às instalações. Nada ilícito foi encontrado.
O dono da tabacaria, porém, foi questionado sobre outros locais e acabou admitindo que tinha produtos ilícitos em sua caminhonete, estacionada em frente à loja. No veículo, foram localizadas 13 caixas com cigarros eletrônicos e 18 invólucros com essência para o fumígeno artificial.
O indiciado tinha ainda diversos assessórios, incluindo baterias, que foram apreendidas. A carga foi encaminhada ao SIG para registro e será alvo de pedido judicial de destruição, já que não existe no Brasil a possibilidade legal da venda desse tipo de produto.
Vale lembrar que a venda de cigarros eletrônicos é proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desde 2009. Além da falta de comprovação sobre a segurança destes dispositivos, há indícios de danos severos ao sistema respiratório dos usuários.
Os responsáveis pela distribuição e venda desse tipo de dispositivo podem responder por crimes contra a saúde pública, associação criminosa (por envolver intermediários), crimes contra a relação de consumo e até contrabando.
Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!