Polícia prende dupla na Vila Barros com ‘ice’, nova e poderosa droga
Policiais militares em patrulhamento pela zona norte da cidade, nesta sexta-feira (28), prenderam em flagrante dois homens acusados de tráfico de drogas. Maconha, skunk (uma espécie de super maconha), cocaína e até ‘ice’ (classificada como metanfetamina) foram apreendidos.
O flagrante aconteceu durante patrulhamento pela área da rua Salvador Salgueiro. Conforme o relato na ocorrência, os policiais viram os dois homens, de 20 e 23 anos, em atitude suspeita, com sacolas plásticas nas mãos.
Ao perceberem a aproximação da viatura, eles teriam tentado fugir se embrenhando em um matagal nas proximidades, mas foram detidos após uma breve perseguição.
Na revista pessoal e nos locais indicados pela dupla, foram encontrados R$ 580,50 em cédulas diversas, 705 gramas de skunk, porções de maconha que totalizaram 252 gramas, mais de 1,5 quilo de cocaína e 130 gramas de ice.
Diante da quantidade e variedade de drogas apreendidas, da forma como estavam embaladas e do local da prisão, os policiais caracterizaram o flagrante de tráfico de drogas.
Os acusados, segundo a polícia, resistiram à prisão e, por isso, também foram autuados pelo crime de resistência. Eles foram encaminhados à Central de Polícia Judiciária e serão apresentados em audiência de custódia, onde a Justiça definirá se serão mantidos presos.
As drogas apreendidas serão encaminhadas para perícia no Instituto de Criminalística e o dinheiro apreendido ficará à disposição da Justiça.
ICE
A apreensão de ice não é muito comum em Marília e a presença da droga a baixo custo, num bairro popular como a Vila Barros, chama a atenção das autoridades.
Ice é um nome de rua para a metanfetamina cristalina, uma forma extremamente potente e viciante da droga metanfetamina. Ela é conhecida por sua aparência cristalina, semelhante a pedaços de vidro ou gelo, daí o nome ice (gelo, em inglês).
A metanfetamina é um poderoso estimulante do sistema nervoso central que aumenta a liberação de dopamina no cérebro, resultando em um estado de euforia intensa. No entanto, ela também tem uma alta potencialidade para abuso e dependência, levando a sérias consequências de saúde, como:
-Efeitos Psicológicos: Alucinações, paranoia, comportamento agressivo, e psicose.
-Efeitos Físicos: Perda de peso extrema, problemas dentários graves (muitas vezes referidos como “meth mouth”), lesões na pele devido ao hábito de coçar, e aumento do risco de doenças infecciosas em usuários que injetam a droga.
-Efeitos a Longo Prazo: Danos cerebrais que podem levar a problemas de memória, déficit de atenção, e dificuldades emocionais e cognitivas permanentes.
O uso de metanfetamina é ilegal na maioria dos países devido aos seus efeitos devastadores na saúde individual e nas comunidades.
DENUNCIE
Denúncias sobre o tráfico de drogas e outros crimes podem ser feitas à polícia mesmo que de forma anônima.
Os telefones são 190 (Polícia Militar) e 197 (Polícia Civil). É possível encaminhar denúncias também por meio do site www.webdenuncia.sp.gov.br ou o telefone 188 da Secretaria de Segurança Pública.