PM Ambiental faz operação e desarticula esquema de caça e maus-tratos de animais

Em uma ação de combate a crimes na região, a Polícia Militar Ambiental apreendeu materiais de caça e resgatou cinco animais vítimas de maus-tratos neste domingo (26), na região de Ourinhos. Uma capivara acabou morta pelos caçadores. Um cão morreu por maus-tratos.
A ocorrência foi registrada em Santa Cruz do Rio Pardo, onde uma dupla foi detida e autuada após a localização dos indícios de crime.
Durante patrulhamento pela entrada do município, os policiais identificaram um Fiat Uno no contrafluxo de direção. O carro puxava um reboque, coberto por uma lona. O condutor ignorou sinal de alerta da polícia para estacionar.

Houve perseguição por cerca de dois quilômetros e meio, até a rua onde a dupla foi abordada. Os ocupantes do veículo foram identificados e alegaram que estavam apenas a caminho de uma caçada.
Em busca no veículo, os PMs encontraram três fisgas de caça, facas, roupas e botas, além de partes de uma capivara abatida, sem pele e com a cabeça decepada, em uma evidência de caça ilegal.
Na carretinha estavam seis cães da raça americano, sendo que um dos animais apresentava ferimentos graves em decorrência do ataque da capivara. O cão ferido foi conduzido a um veterinário, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.
Além das infrações ambientais, o veículo apresentou irregularidades, como licenciamento vencido e pneus em mau estado de conservação. A dupla recebeu multas e teve o veículo recolhido.
Em relação aos crimes ambientais, foram aplicadas multas que totalizam R$ 8 mil. O caso foi registrado na Central de Polícia Judiciária (CPJ) de Ourinhos, onde os suspeitos prestaram depoimento e acabaram liberados. O material apreendido foi destruído e o cadáver da capivara descartado no aterro sanitário de Ourinhos.