Pioneira, Marília já conta com 14 salas de amamentação em Emeis Berçários
Com o objetivo de incentivar o aleitamento materno e atender às mães trabalhadoras que deixam os bebês nas Escolas Municipais de Ensino Infantil (Emeis Berçário), a Prefeitura de Marília mantém atualmente 14 salas de amamentação instaladas na rede escolar.
A iniciativa é pioneira no Brasil e favorece um direito das mães trabalhadoras, com filhos pequenos: o de aleitamento materno por pelo menos até os dois anos de idade. A ação também rendeu a Marília o reconhecimento nacional realizado pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde e da Sociedade Brasileira de Pediatria que reconheceram as Emeis Berçários com sala de amamentação como locais especiais que promovem, protegem e apoiam o aleitamento materno, além das práticas para alimentação saudável das crianças.
A Prefeitura e a Secretaria Municipal da Educação atendem todas as Emeis e Emefs através do Programa de Educação Alimentar e Nutricional. No total são 64 unidades de escolas de Educação Infantil e de Ensino Fundamental, além de um Centro Municipal de Atenção Especializada.
“É um orgulho fazer parte desta administração focada no bem-estar das crianças e das mulheres trabalhadoras. São 14 escolas que oferecem a oportunidade das mães amamentarem seus filhos ou deixarem o leite materno para alimentar as crianças. Parabéns ao prefeito Daniel Alonso que nesses oito anos de administração vem, cada vez mais, favorecendo a qualidade de vida da população desde os primeiros anos de vida”, ressaltou o secretário municipal da Educação, Helter Bochi.
O secretário municipal da Saúde, Osvaldo Ferioli, ponderou que a Prefeitura junto com as secretarias da Educação e da Saúde tem ressignificado os espaços de educação, com uma política pública de valorização de todos. “A manutenção do vínculo entre mãe e bebê é essencial para a saúde dessa criança, a amamentação é essencial e essas salas, esses ambientes e serviços vem facilitar, promovendo saúde e educação de forma conjunta”, completou.
O prefeito Daniel Alonso (PL) salientou que entre as prioridades de sua administração a educação, sobretudo a infantil, sempre ganhou ênfase. “O bem-estar dos alunos, professores, coordenadores, diretores, cozinheiras e , principalmente dos pais, faz com que todos desfrutem de saúde emocional. E junto com as secretarias de Educação e Saúde, temos desenvolvido ações em prol de um ensino público de qualidade, beneficiando dessa forma os munícipes e tornando Marília uma referência nacional”, observou.
BANCO DE LEITE HUMANO
A superintendente do Banco de Leite Humano de Marília, enfermeira Sandra Domingues, afirmou que as 14 salas de amamentação nas Emeis oferecem infraestrutura completa com ambientes adequados para a amamentação no peito, além de poltronas confortáveis e geladeiras para incentivar a mamãe para que retire o próprio leite e envie em frascos esterilizados, identificados com o nome completo da criança para ser oferecido no período escolar.
De acordo com a enfermeira, as salas de amamentação nas Emeis são visitadas semanalmente pela equipe do Banco de Leite Humano para orientar as mães sobre a importância da alimentação das crianças através do leite humano. “Convidamos também as mães a doarem o leite humano já que a doação contribui com a redução do peso corporal, melhora o conforto mamário, previne a mastite e aumenta a produção de leite, ou seja, quanto mais estímulo e ordenha, maior o volume da lactação”, orientou Sandra Domingues.
Ela ressaltou que atualmente o estoque de leite humano de Marília está muito baixo e o incentivo realizado com as mães nas salas de amamentação nas Emeis contribui e muito. “Temos atualmente, 48 doadoras apenas, quando na verdade precisamos de pelo menos 150 para manter o estoque, por isso a importância da campanha que incentiva a doação voluntária”, avisou.
SAÚDE
“É fundamental o apoio da família e o incentivo do Poder Público para que a amamentação das crianças não seja interrompida. As visitas nas Emeis também têm o objetivo de mobilizar as mamães para que doem leite para o estoque do Banco de leite Humano. O Leite Materno ajuda a alimentar os bebês prematuros e de baixo peso internados nas unidades neonatais da cidade e para isso, recebemos todo o apoio da Prefeitura Municipal de Marília e Secretaria Municipal de Saúde”, explicou Sandra Domingues.
BENEFÍCIOS
Reduz em até 13% a mortalidade em crianças menores de cinco anos de idade. Aumenta a segurança alimentar e nutricional. Reduz os riscos da criança desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes tipo 2 e obesidade na vida adulta.
EMEIS COM SALA DE AMAMENTAÇÃO
Emei Nossa Senhora da Glória
Emei Meu Anjo
Emei Colibri
Emei Favo de Mel
Emei Mãe Cristina
Emei Irmão Maurício
Emei Branca de Neve
Emei Clara Luz
EP Lar da Criança
Emei ‘Professora Nilze Scarano Manso’ Catavento
Emei Saci Pererê
Emei Curumim
EP Amélie Boudet
Emei Pedacinho do céu
SERVIÇO
Aleitamento materno – Banco de Leite Humano
Rua Quinze de Novembro, 50
(14) 3413-8696
Para doar, a mamãe tem que estar saudável e não pode estar tomando nenhuma medicação que interfira na amamentação.