Pesquisas acertam larga vitória de Vinicius; uma crava virada de Mustafá
Eleito prefeito de Marília neste domingo (6) com 54,73% dos votos, Vinicius Camarinha (PSDB) ficou à frente de Ricardinho Mustafá (PL), com 20,03%; Garcia da Hadassa (Novo), com 16,43%; Nayara Mazini (Psol), com 5,66%; João Pinheiro, com 3% e Lilian Miranda (PCO), com 0,15%.
Os resultados oficiais das urnas foram previstos, em parte, por pesquisas de intenção de votos registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e publicadas na semana passada por quatro diferentes empresas especializadas.
A Paraná Pesquisas apontou que Vinicius Camarinha (PSDB) ganharia com 51,1% em questionário estimulado – aquele em que os nomes dos candidatos são apresentados. Considerada a margem de erro de 3,8%, chegou a 54,9% – apenas 0,2% do oficial.
Publicada na sexta-feira (4), a pesquisa da Via Vox foi a que mais de aproximou dos números reais da vitória de Vinicius dois dias depois. Sugeriu que seria de 52,67% – pouco menos de 2% abaixo, dentro de sua margem de erro de 3,99%.
A Tática Consultoria e Pesquisas, por sua vez, errou feio ao supor que Vinicius ficaria com 35,3% dos votos, mas cravou a votação de Ricardo Mustafá (PL): 20,4% – só 0,37% acima do que trouxeram as urnas.
A pesquisa, aliás, foi a única a indicar uma “virada dos vices”. Até a publicação desta amostragem, nenhum outro levantamento havia posicionado Garcia da Hadassa (Novo) atrás de Mustafá.
A aproximação entre Vinicius e Garcia – 39,25% para 28,75% – sugerida pela Colectta na semana passada também ficou longe da realidade, a exemplo dos números da Foco Bahia, publicados no último dia 22.
Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!