Pesquisa que tem Camarinha como líder em intenção de votos é falsa
As eleições municipais de 2020 se aproximam e com isso também se inicia uma das principais tarefas do jornalismo profissional e da sociedade de maneira geral: o combate às fake news.
Em Marília, a divulgação de informações falsas relativas ao período eleitoral já começaram. Desde a última quinta-feira (3) circula nos bastidores dos meios políticos, uma suposta pesquisa que aponta o ex-deputado Abelardo Camarinha (Podemos) como líder nas intenções de voto para a Prefeitura local.
De acordo com o boato, Camarinha teria 29% das intenções de voto, contra 21% de Daniel Alonso (PSDB) e 17% de Marcos Juliano (PRTB). A análise, ainda segundo a versão ventilada pela cidade, teria sido feita pela Paraná Pesquisas, instituto com renome nacional. Trata-se, no entanto, de uma fake news.
O Marília Notícia entrou em contato com o Instituto Paraná Pesquisas neste sábado (5) para checar o fato.
“Não procede. Não fizemos nenhuma pesquisa no município de Marília nos últimos quatro anos”, afirmou ao site Murilo Hidalgo, diretor da Paraná Pesquisas.
A reportagem apurou que a fake news vem sendo repassada nos últimos dias por correligionários de Camarinha, na intenção de criar um suposto ambiente de liderança.
Pessoas na equipe de Marcos Juliano também divulgaram a pesquisa no ‘boca a boca’, tentando imprimir a sensação de que o candidato vem crescendo nas intenções de voto. A equipe de Daniel Alonso, em tese o mais prejudicado pela suposta pesquisa, já vinha classificando a notícia como ‘mentirosa’.