Pesquisa de intenção de votos para Marília é registrada na Justiça
A Justiça Eleitoral registrou, na última quarta-feira (21), pesquisa de intenção de votos para a Prefeitura de Marília. O registro é um procedimento obrigatório e deve ser feito antes da divulgação dos resultados. Até agora, é o primeiro levantamento com registro confirmado.
A apuração foi feita pela empresa Real Time Big Data Gestão de Dados Ltda. No processo de registro, a empresa declarou ter sido a própria contratante – o que não a impede de ceder os direitos de divulgação a outros interessados.
Por telefone, foram feitas sete perguntas. Em caso de resposta negativa na primeira delas (Você vota aqui no município de Marília?) os entrevistadores já poderiam encerrar a ligação.
Os pesquisadores também questionam a idade dos marilienses que atenderam ao telefone. Somente pessoas com 16 anos ou mais foram convidadas a responder as demais perguntas.
A sondagem foi feita na modalidade espontânea – sem mencionar o nome de nenhum candidato – e também na forma estimulada, mediante a leitura dos nomes dos nove concorrentes que registraram candidatura a prefeito de Marília.
Rejeição e aprovação
O Real Time também apurou a rejeição, perguntando: “e destes mesmos nomes (lista de candidatos a prefeito de Marília) em quem você não votaria de maneira nenhuma?”
A empresa também pediu para que os eleitores avaliassem o trabalho do prefeito Daniel Alonso, oferecendo as opções “ótimo/bom”, “regular”, “ruim/péssimo” ou “não sabe/não vai responder”.
Outra questão formulada foi sobre a avaliação do governo municipal. O Real Time perguntou: “Você̂ aprova ou desaprova o trabalho do Prefeito Daniel Alonso?”
A mesma pergunta foi feita aos eleitores marilienses – separadamente – em relação ao trabalho do governador João Dória (PSDB) e Jair Bolsonaro (sem partido).
Ainda segundo o questionário registrado na Justiça Eleitoral, a empresa Real Time Big Data coletou, sob compromisso legal de sigilo, a escolaridade e a renda familiar dos entrevistados. Os dados visam requisitos de metodologia do levantamento.
Divulgação
O Marília Notícia apurou que o levantamento teria sido solicitado pela TV Record Paulista (sede em Bauru), com a intenção de divulgação em seus noticiários (Balanço Geral Interior e SP Record).
No dia 6 deste mês, a emissora divulgou pesquisa feita pelo mesmo instituto, para apurar as intenções de voto na cidade de Bauru. Na oportunidade, o apresentador anunciou que o levantamento também seria feito nas cidades de Sorocaba e Marília, onde a Record possui sucursais e equipes de jornalismo.
A reportagem do MN entrou em contato com a Record Paulista. Por telefone, o gerente de jornalismo, Rogério Centrone, confirmou que a empresa Real Time Big Data é parceira da emissora, porém não disse data e nem se haverá divulgação da pesquisa feita em Marília.