Período de férias reduz doações, Hemocentro de Marília entra em alerta e pede ajuda
O estoque de sangue do Hemocentro está abaixo do considerado ideal em Marília. O período de férias escolares costuma reduzir a movimentação, já que muitos aproveitam para viajar e deixam de doar. Com isso, a situação atual é crítica, inclusive, com faltar de bolsas de sangue. Por isso, há necessidade de doações. A unida abre nesta terça-feira (9), mas retoma o atendimento normal na quarta (10).
Segundo os últimos dados divulgados pelo Hemocentro, responsável por atender 110 municípios da região, o estoque do tipo AB- está zerado, sem nenhuma bolsa de sangue, quando o ideal seriam seis unidades. O tipo de sangue B- tem apenas duas unidades, quando deveria ter 11. Já o sangue A- conta com seis bolsas, quando o ideal seria 28. O tipo O- também se encontra em situação urgente, com 10 bolsas, quando deveria ter 42 unidades.
Os demais tipos sanguíneos estão em situação confortável. São 150 bolsas do sangue A+, quando o ideal é ter pelo menos 110. B+ está com 100 bolsas (ideal 36), AB+ com 29 unidades (ideal 17) e O+ com 160 bolsas (ideal 161).
O Hemocentro de Marília funciona na rua Lourival Freire, 240, no bairro Fragata. O atendimento é feito de segunda a sábado, das 7h às 13h. O telefone para contato e mais informações é o (14) 3434-2541.
Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, ter peso igual ou superior a 50 quilos, estar bem alimentado, mas evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação; ter dormido pelo menos 6h à noite, não estar em jejum, não tomar bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação, evitar fumar por pelo menos 2h antes da doação e observar um intervalo mínimo entre doações de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres.
Não podem doar as pessoas que tiveram diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade, mulheres grávidas ou que estejam amamentando, além de pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como Aids, hepatite, sífilis e doença de chagas.
Pessoas com suspeita de dengue devem esperar o descarte da doença. Quem contraiu a dengue precisa esperar 30 dias após a alta médica. Doadores com suspeita de Covid-19 também devem esperar o descarte. Os que passaram pela doença devem esperar 10 dias após a alta médica para realizarem a doação.
Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!