Penitenciária e Fundação Casa registram casos de Covid-19
A Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) confirmou que três servidores testaram positivo para o novo coronavírus na Penitenciária de Marília.
De acordo com a SAP, houve o registro de dois confirmados por exame PCR e um por teste rápido. Todos eles já cumpriram o tempo de afastamento e retornaram para suas atividades.
“Todo servidor com suspeita de diagnóstico da Covid-19 está devidamente afastado sob medidas de isolamento em sua residência, conforme orientações do Comitê de Contingência do Coronavírus e a Secretaria acompanha seu quadro clínico, fornecendo todo o suporte necessário para sua recuperação”, informou a pasta.
Não há casos de Covid-19 registrados em detentos na unidade prisional até o momento. A Penitenciária de Marília tem capacidade para 622 presos no regime fechado e está com 1.246 detentos, segundo a SAP. Já no regime semiaberto a capacidade é de 570 e a ocupação de 637.
“A pasta tem realizado busca ativa para casos similares à Covid-19 em toda a população prisional. Estamos seguindo ainda as determinações do Centro de Contingência do coronavírus e avaliamos permanentemente o direcionamento de ações para o enfrentamento do problema”, diz a secretaria.
Fundação Casa
A Secretaria Estadual de Justiça confirmou que há quatro casos confirmados de coronavírus na Fundação Casa em Marília. São três servidores e um adolescente que testaram positivo.
Em ação conjunta, a Fundação Casa e o Instituto Butantan realizaram no último dia 19 de agosto o teste de Covid-19 em 72 servidores da instituição, 17 terceirizados e 70 adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, totalizando 159 pessoas testadas. A confirmação dos casos saiu no dia 21.
O objetivo principal da testagem massiva é identificar os casos assintomáticos para frear o avanço da doença dentro da Fundação Casa.
Os três servidores foram afastados do trabalho por 14 dias. O adolescente que testou positivo, por sua vez, encontra-se isolado em espaço específico no Centro de Atendimento Socioeducativo.
Logo após a decretação da pandemia em março, foi criado internamente na Fundação Casa, o Comitê de Gerenciamento de Crise da Casa. O órgão tomou decisões e implementou medidas em todos os centros socioeducativos do Estado, visando a preservar a vida dos adolescentes em atendimento e dos servidores, assim como manter um ambiente de trabalho seguro.