Penitenciária de Marília tem quase o dobro de presos da sua capacidade
Levantamento divulgado na última sexta-feira (4) pela Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) aponta que a população carcerária está beirando dois mil presos na Penitenciária de Marília.
São 1415 presos para 622 de capacidade no regime fechado e 540 detentos para 570 lugares no regime semiaberto.
Conforme os dados divulgados, a situação é de aproximadamente 2,3 presos por vaga disponível no regime semiaberto. Mais que o dobro da capacidade, caracterizando uma superlotação na unidade de Marília.
Os presos do regime fechado permanecem em mais de 80 celas da unidade, chegando a ocupar 17 detentos por cada cela com somente duas “treliches” de alvenaria (seis lugares).
Segundo a direção da unidade, a superlotação deve melhorar com a entrega dos três CDPs (Centro de Detenção Provisória) na região. Duas unidades serão em Gália e uma em Álvaro de Carvalho.
Os CDPs deverão ser entregues em novembro deste ano. Parte dos agentes penitenciários que saíram da região de Marília para trabalhar aguardam a entrega das unidades para solicitar a transferência e retornar para a região.
O diretor do Sifuspesp (Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional Estado de São Paulo), Luciano Naves Carneiro, esclareceu que, mesmo superlotada, a unidade é modelo para o Estado de São Paulo.
“A superlotação é uma realidade encarada em todas as penitenciárias do Estado. O aumento da população carcerária ocorre por conta de problemas sociais e econômicos, o que acaba aumentando a criminalidade. A Penitenciária de Marília é inteira automatizada e isso acaba garantindo mais segurança para os agentes penitenciários”, explicou.
A superlotação se agravou com a transferência de 300 presos de Álvaro de Carvalho para Marília no ano passado, declara Luciano Carneiro. “Foi uma determinação do Ministério Público em decorrência da crise de abastecimento de água da unidade de Álvaro de Carvalho”, finalizou.
O Marília Notícia solicitou respostas para a atual situação de superlotação da Penitenciária de Marília para a SAP, que preferiu não dar declarações sobre o assunto.
Na última semana a Justiça concedeu saída temporária para 397 presos do regime semiaberto da Penitenciária de Marília. Os presos devem retornar até às 16h desta segunda-feira ou serão considerados foragidos.