MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Polícia
qui. 17 abr. 2025
SISTEMA PRISIONAL

Penitenciária da região tem motim com reféns e ameaça de incêndio

Cerca de 30 presos estariam envolvidos no episódio; sete deles foram feitos reféns pelos próprios colegas.
por Carlos Rodrigues

Um motim envolvendo cerca de 30 presos da Penitenciária de Gália, na tarde desta quarta-feira (16), mobilizou forças de contenção e gerou alerta no sistema prisional. Segundo informações apuradas pela reportagem, sete presos foram feitos reféns pelos próprios colegas de cárcere.

A confusão teria começado por volta das 17h, motivada por desacordo envolvendo facção criminosa no Pavilhão 8 da Penitenciária I, localizada à margem da rodovia SP-331. O relato é de tomada de reféns – sete presos – por um grupo de pelo menos 21 reclusos.

Funcionários perceberam agressões generalizadas entre um grupo e acionaram reforços. Sentenciados ficaram sob ameaça de morte, o que exigiu intervenção da equipe operacional da unidade.

A segurança do local é feita inicialmente por agentes penitenciários, que somente acionam forças externas em casos mais graves. Registro aponta tentativa de incêndio usando colchões, mas não foi confirmada a extensão dos danos.

Negociação e atuação rápida de contenção colocou fim ao motim antes que recursos externos fossem mobilizados. Um preso ficou com ferimentos na mão e precisou ser socorrido.

Quatro detentos foram apontados como responsáveis pelo início da rebelião. Todos foram qualificados e poderão ser processados pelo episódio, após inquérito da Polícia Civil.

A motivação do motim ainda está sendo apurada, mas hipótese inicialmente aponta que o grupo agressor estaria insatisfeito com a adesão de presos a uma facção criminosa. O caso segue sob investigação.

SAP

Em nota, a Polícia Penal do Estado de São Paulo informa que a Penitenciária I de Gália opera dentro dos padrões de segurança e disciplina. No fim da tarde do dia 16, em um dos pavilhões da unidade, foi registrado um desentendimento entre presos. 

O Grupo de Intervenção Rápida (GIR) apaziguou a situação e socorreu alguns reeducandos que estavam com escoriações leves, sendo atendidos na enfermaria da penitenciária e em unidade de saúde local.

Por tratar-se de comportamento configurado como indisciplina pela Lei de Execução Penal, o presídio instaurou Procedimento Apuratório Disciplinar para apurar os fatos e registrou Boletim de Ocorrência na Delegacia da cidade.

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Homem em situação de rua, que recebia ajuda, trai a confiança, assalta e agride benfeitor
  • 2
    Acidente envolvendo carro e carreta mata ex-vereador na região
  • 3
    Réu por assassinato em praça pública terá perícia sobre saúde mental e uso de drogas
  • 4
    Mototaxista é preso por tráfico de drogas durante abordagem na João Ramalho

Escolhas do editor

PODER LEGISLATIVO
Câmara vota criação de complexo turístico da Cascata e mais 12 projetosCâmara vota criação de complexo turístico da Cascata e mais 12 projetos
Câmara vota criação de complexo turístico da Cascata e mais 12 projetos
ANÁLISE
Acesso às favelas de Marília tem 10% das vias restritas a pedestres e motosAcesso às favelas de Marília tem 10% das vias restritas a pedestres e motos
Acesso às favelas de Marília tem 10% das vias restritas a pedestres e motos
EFEITO IMEDIATO
Prefeita de Pirajuí tem mandato cassado pela maioria da CâmaraPrefeita de Pirajuí tem mandato cassado pela maioria da Câmara
Prefeita de Pirajuí tem mandato cassado pela maioria da Câmara
CRUZÁLIA
Acidente envolvendo carro e carreta mata ex-vereador na regiãoAcidente envolvendo carro e carreta mata ex-vereador na região
Acidente envolvendo carro e carreta mata ex-vereador na região

Últimas notícias

SUS realiza mutirão com mais de 61 mil cirurgias e exames neste fim de semana
Câmara vota criação de complexo turístico da Cascata e mais 12 projetos
Idosa de 74 anos perde R$ 116 mil em golpe e revela ‘estelionato emocional’
Hugo Motta defende servidora alvo da PF em investigação sobre emendas

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie