Pela 5ª vez cai o valor de dívidas no comércio de Marília
Levantamento do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), mostra pela 5ª vez no ano, queda no valor acumulado de dívida no comércio local, nos últimos cinco anos. No mês de setembro houve queda de 0,66% referente ao mês anterior, atingindo um valor de: R$ 14.119.881,14 que deixa de circular entre as lojas marilienses.
“A tendência de agora até o final do ano é esse valor cair”, acredita o coordenador do SCPC da Acim, Carlos Francisco Bitencourt Jorge, ao analisar o levantamento dos últimos nove meses de 2014. “Isso quer dizer que as pessoas estão buscando recuperar o crédito”, acredita o dirigente da Acim.
De acordo com os dados apresentados, o mês de Agosto atingiu o valor de R$ 14.213.681,70, sendo 0,47% a mais que o mês de Julho, que já tinha sido 0,30% a mais do que o mês de Junho. Dos nove meses de 2014 somente nos meses de: Fevereiro (-0,94%), Março (-0,35%), Abril (-1,36%) e Junho (-0,19%) houve queda no valor acumulado.
“Passamos a fazer esse comparativo a partir de janeiro deste ano”, justificou Carlos Francisco Bitencourt Jorge que considera o monitoramento importante para analisar a inadimplência no comércio de Marília de forma generalizada. “O ônus é do comerciante, pois, o consumidor pode ser de qualquer lugar do País”, disse ao lembrar da nacionalização dos dados.