Paulo Diniz ganha homenagem e vira nome de praça no Chaplin
Foi inaugurado na noite desta terça-feira (13) o Espaço Paulo Diniz Júnior, a praça em frente ao Chaplin, que agora homenageia o empresário, dono do bar e restaurante mais famoso de Marília, falecido em novembro do ano passado. O evento reuniu a família, amigos, clientes e autoridades.
Paulo Diniz nasceu em Pedregulho, em 1952, e era o terceiro filho de uma família de agricultores. Meses depois, seu pai, Paulo Cândido Diniz, foi convidado a vir para Marília para gerenciar a Fazenda Santa Carolina, e assim começou a relação do empresário com a cidade.
Trabalhou na Tilibra dos 12 aos 17 anos, e em 1970, aos 17, começou a carreira bancária. Em 2010 se aposentou como diretor do Banco Santander.
O Chaplin foi comprado por ele em 2007, porém foi só em 2012 que Paulo Diniz passou a administrá-lo de fato.
“É uma alegria hoje a gente poder prestar essa homenagem, ter esse Projeto de Lei, para eternizar a vida do Paulo Diniz. O projeto foi aprovado de forma unânime por todos os parlamentares”, afirmou o vereador Élio Ajeka (PP), autor do projeto que deu nome ao espaço, aprovado em março deste ano.
Ajeka aproveitou a ocasião para entregar à família Diniz uma congratulação, também aprovada pela Câmara, pelos 41 anos do restaurante.
O presidente do legislativo, vereador Marcos Rezende (PSD), falou sobre a importância do local para a cidade: “À frente dos negócios, Paulo Diniz atualizou, fortaleceu ainda mais a presença do restaurante na nossa cidade. A empresa é uma das referências para os visitantes que vêm a Marília, principalmente no turismo de negócios”.
O prefeito Daniel Alonso (PL) informou que foi necessária uma alteração no Plano Diretor para que o local fosse de fato considerado uma praça – até então constava como rua (fica na rua Bahia, entre a avenida República e a rua Sorocaba). Ele também aproveitou a oportunidade para relembrar como conheceu o empresário.
“Conheço o Paulinho há mais de 35 anos. Quando eu cheguei a Marília, sem nada, eu só tinha o crédito do Banco Noroeste, fornecido pelo Paulo Diniz. Foi assim o começo da minha vida, e sou eternamente grato por isso”, contou.
Paulo Diniz deixou os filhos Fernando de Mello Diniz, Guilherme de Mello Diniz e Paula de Mello Diniz Brandão, além da esposa Cleide de Mello Diniz. Eles se emocionaram bastante durante o evento.
“Agradeço a todos os presentes, sem exceção. Continuaremos firmes. Meu pai não está aqui fisicamente, mas estará conosco sempre em nossos corações. Temos força, vontade e legado para seguir em frente”, disse Guilherme Diniz.
Fernando falou sobre o Festival Gastronômico, que começou no último final de semana. O prato oferecido pelo restaurante se chama Paulo Diniz. “O nome do prato é uma homenagem para ele. Minha irmã (Paula, a chef) escolheu os produtos que ele gostava. Começou na sexta e já vendemos 64 pratos. Acho que esse ano vamos bater o recorde”, afirmou.
Ele também avisou que o prato deverá ser incorporado ao cardápio da casa após o término do Festival.
Marcelo Diniz, irmão de Paulo e dono do restaurante Água Doce, ficou feliz com a homenagem prestada: “Começamos juntos. Em 2008 essa praça estava sub judice e nós conseguimos regularizar. Essa homenagem o eterniza, em um lugar onde ele gostava e viveu muitas coisas boas. Ele vai estar por aqui para sempre”.
A candidata a deputada estadual, Dani Alonso (PL) e o deputado federal Capitão Augusto (PL), candidato à reeleição, também estiveram presentes.