Passagem do transporte público deve ser reajustada em Marília
O valor cobrado pelas passagens do ônibus circular em Marília deve passar por reajuste, segundo divulgação feita pela Associação Mariliense de Transporte Urbano (AMTU), depois de quatro anos com a tarifa congelada em R$ 3.
A AMTU representa as duas empresas que operam na cidade, a Grande Marília e Sorriso de Marília e o valor que deve ser fixado ainda não foi divulgado. Também não existe informação sobre quando o aumento será dado.
A reportagem do Marília Notícia tentou confirmar a informação sobre o reajuste com a assessoria de imprensa do município, mas a resposta foi de que inicialmente a administração não comentaria o assunto.
A equipe do site também tentou contato telefônico com o presidente da Empresa Municipal de Mobilidade Urbana (Emdurb), Valdeci Fogaça, sem sucesso.
Em texto divulgado pela AMTU nesta sexta-feira (1), existe uma fala de Fogaça concordando que teria chegado a “hora de buscar uma solução viável, uma forma de se garantir a continuidade do serviço”.
Segundo a entidade que representa as empresas do transporte público, o município estaria discutindo um acordo “e já conseguiu parecer consultivo positivo (não deliberativo) do Sistema Auxiliar de Fiscalização (SAF)” para o aumento na tarifa.
Nos últimos anos as empresas tentaram outras ofensivas para reajustar o valor cobrado da população, mas o plano foi barrado pelo município, que exige melhoria no serviço ofertado.
A alegação da AMTU é de que os valores estão defasados e não são suficientes para cobrir o custo operacional, o que está sendo discutido em uma ação que tramita na Justiça. Além disso, o contrato, segundo a entidade, prevê reajuste periódico.
O processo em curso teria levado empresas e governo municipal a retomarem as negociações. Todos os dias são transportados até 50 mil passageiros na cidade, sendo 18 mil isentos de tarifa, diz a AMTU.