Eleições 2020: partidos entram na reta final para lançar candidatos
Há poucos dias do prazo final para as convenções partidárias – que definirão as candidaturas ao cargo de prefeito, vice e vereador – os partidos aceleram a realização dos encontros presenciais ou virtuais para oficializar seus nomes. A data limite é 16 de setembro.
Como aconteceu nas últimas eleições municiais, em 2016, a frente de apoio ao empresário Daniel Alonso (PSDB) deverá ter menor número de siglas, na comparação com o tradicional grupo político que se organiza próximo de Abelardo Camarinha (Podemos).
Mas há pelo menos uma semelhança. Daniel contará com o Partido Liberal (PL), que é presidido pela sua filha, a empresária Daniele Alonso.
Abelardo Camarinha terá ao seu lado o Partido Socialista Brasileiro (PSB), controlado pelo filho, o deputado estadual Vinícius Camarinha.
Será a primeira eleição municipal após a minirreforma eleitoral, que eliminou a “conveniência partidária” da coligação para candidatos a vereador.
Agora, cada partido depende apenas de seu desempenho para fazer cadeiras no Legislativo. A nova regra pode fazer com que algumas legendas sintam menor necessidade de associar suas bandeiras a candidaturas majoritárias (para o Executivo). As coligações agora só podem ser feitas nas eleições para prefeito e vice.
Governistas
Do lado governista, o alinhamento é total entre o PSDB e o PL. O partido de Daniele Alonso anunciou convenção para a próxima terça-feira (15), às 18h, no Teatro Municipal. Os tucanos fizeram uma reunião na noite desta quarta-feira (9) e definiram se reunir no mesmo horário e local, para anúncio da candidatura do prefeito.
A reportagem do Marília Notícia apurou que o PSD, do presidente da Câmara, Marcos Rezende, é um aliado natural do prefeito. Mas até a noite desta quarta ainda não havia recebido convite oficial para fazer parte da coalizão.
Força política ativa na cidade e historicamente fora do raio de influência de Camarinha, o PTB, do professor Mário Coraíni Júnior, pode acabar fazendo uma aliança com o PRTB, de Marcos Juliano, que é pré-candidato a prefeito e em 2016 ficou em terceiro lugar no pleito.
Oposição
Com o Podemos e o PSB na linha de frente, Abelardo terá ainda o apoio declarado do DEM, PROS, Patriota, PSC, Avante, Republicanos, Progressistas e Solidariedade (antiga legenda de Juliano)
Parte destes partidos tem o controle direto dos Camarinhas, através de antigos assessores e pessoas que fizeram parte de governos anteriores.
Outra parte – a menor – é dirigida por lideranças comunitárias cooptadas por Abelardo ao longo do tempo, ou ainda aliados de última hora, em recentes negociações.
A convenção será unificada e está agendada para este sábado (12), a partir das 10h, no Clube dos Bancários. A coligação intitulada “Reconstruir Marília” informou que serão respeitadas as normas sanitárias, em função da pandemia.
Correndo por fora
Pela movimentação da pré-candidatura, o PRTB, partido do vice-presidente Hamilton Morão, deve aclamar Marcos Juliano candidato a prefeito de Marília, durante encontro neste domingo (13) às 9h30, na Rua 15 de Novembro, número 1.991. Recentemente, o radialista negou rumores de que disputaria o cargo de vereador.
À direita
O PSL terá chapa “puro-sangue” e realizou convenção no feriado de 7 de setembro para confirmar o administrador Marcos Kohlmann como candidato a prefeito. A empresária Regiane Mellos (da área de recursos humanos) é candidata a vice.
Partido Verde
O PV faz convenção na segunda-feira (14), às 8h, em uma chácara da avenida Alcebíades Spadotto. O partido já anunciou que terá o empresário Laerte Bedendo como candidato a prefeito e o capitão da Polícia Militar, Eliton Sanches, como vice.
Por ser militar da ativa, o policial só ingressa formalmente no partido na data da convenção. Antes de fechar a dobradinha “puro-sangue” com o empresário, Eliton teve conversas com o PDT e o PSL, em tratativas que não avançaram.
Esquerda
O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) anunciou a enfermeira Nayara Mazini como pré-candidata e ela deve ter o advogado André Luis Lisque, do mesmo partido, como vice. A convenção acontece neste sábado (12), na Câmara Municipal, às 14h.
Também é esperada a convenção do Partido dos Trabalhadores (PT), para formalização da candidatura a prefeito do sindicalista e professor Juvenal Aguiar.
Nesta quarta-feira o partido divulgou o indicado a vice. O pré-candidato apresentado como apenas pelo pré-nome “Pedro” tem 28 anos, é universitário e coordenador do acampamento Plínio de Arruda Sampaio, em Pirajuí.
A convenção do PDT aconteceu no domingo (6) e confirmou o nome de Adão Brito como candidato a prefeito de Marília.
Seu candidato a vice é o radialista Hélio Mariano.
Em consulta à Justiça Eleitoral o MN verificou que Hélio consta como filiado ao Solidariedade.
No entanto, Adão garante que se trata de um erro do Solidariedade e o advogado do PDT já teria conseguido resolver o problema, apesar do registro para consulta pública ainda não ter sido alterado.