Partido de Marcos Juliano faz convenção e espera vice
O Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), que tem como pré-candidato a prefeito em Marília o radialista e empresário Marcos Juliano, realizou convenção na manhã deste domingo (13).
Na convenção estiveram reunidos – presencialmente – o radialista pré-candidato, o professor Marcelo Fernandes e contador Marcos Nicola. Em fotos, eles posaram mostrando o sinal da “trino” da direita: Deus, família e pátria, uma adaptação do ultra conservadorismo integralista do século passado.
A legenda prevê coligação com o PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), do vereador Mário Coraíni Júnior, que faz reunião nesta segunda-feira (14), para definir a chapa.
Com encontro online, os filiados do PRTB definiram os 20 candidatos a vereador e anunciaram a coligação com o nome “EnDireita Marília”. É consenso no partido que Marcos Juliano deve encabeçar a chapa, que terá vice indicado pelo partido que teve aproximação recente.
Na sexta-feira (11), Juliano escreveu em uma rede social sobre a aliança com o experiente vereador. “A direita conservadora de Marília que há anos é muito bem representada pelo vereador professor doutor Mário Coraíni Junior, agora se une à direita jovem e promissora de Juliano”.
Espectro político
A recalibragem no discurso de Juliano é vista, nos bastidores, como uma aposta arriscada e até surpreendente. Ele nasceu, politicamente, no sindicalismo e disputou duas eleições em Marília pelo Solidariedade, partido liderado por Paulinho da Força, líder de uma das maiores centrais sindicais do país.
Recentemente chegou ao PRTB, partido do vice-presidente da República, Hamilton Mourão. A legenda é comandada no país por Levy Fidelix – que ficou conhecido como o “homem do aerotrem”.
Com a chegada do baixo clero ao poder, na chapa PSL/PRTB – Jair Bolsonaro e Mourão – o partido de Fidelix tornou-se mais atraente.
O partido defende o “trabalhismo participativo”, no qual o capital pode interagir com o trabalho e estabelecer interesses mútuos, em vez de apenas explorar o trabalho. Na contramão de sua própria definição, por afinidade com a linha ideológica de Mourão e Bolsonaro, a legenda, assim como Juliano, tenta dialogar com a direita.