Para Daniel, ‘parte da população não está levando a pandemia a sério’
O prefeito Daniel Alonso (PSDB), em um vídeo divulgado na noite desta sexta-feira (21), pelas redes sociais, manifestou preocupação com o aumento da ocupação de leitos de UTI na cidade e disse que “há uma parte da população que não está levando a sério a pandemia”.
O chefe do Executivo pediu que os moradores evitem aglomerações, eventos privados e reuniões. A falta de cuidado de parte das pessoas tem desfavorecido o controle do vírus, por isso, nas últimas semanas, Marília experimentou um aumento no número de pessoas internadas.
“Estamos entrando no sexto mês (de pandemia) e nunca ninguém ficou sem atendimento. Nunca, sem um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) quando necessário. E continuamos trabalhando para que jamais um mariliense fique sem atendimento, sem um leito hospitalar. Por isso é que estamos tomando medidas mais restritivas”, defendeu Daniel.
A fiscalização, segundo o prefeito, também vai aumentar. Durante a entrevista coletiva desta semana, o prefeito fez questão de colocar na bancada, com a equipe técnica, o chefe da Divisão de Fiscalização de Posturas, Juliano Bataglia. Segundo o fiscal, as regras terão que ser cumpridas.
Alonso comentou ainda a estratégia do município para evitar que leitos intensivos reservados para pacientes com Covid-19 sejam ocupados por pessoas com outras complicações de síndromes respiratórias, mas que não estejam com o vírus.
Laboratório do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina de Marília (Famema) foi credenciado especificamente para testes em amostras de pacientes internados.
A ideia é agilizar os diagnósticos, já que, segundo o prefeito, 40% das vagas de UTI-Covid já foram usadas por pessoas sem o vírus, mas com outras síndromes respiratórias.
“Queremos reforçar, principalmente para as pessoas que não estão levando a serio a gravidade da pandemia. Muita gente já conhece alguém que foi vítima dessa doença, muitos têm casos na família. Que cada um faça a sua parte. Nós vamos vencer a Covid-19, já estamos vencendo”, garantiu Alonso.