Parque Tecnológico é tema de reunião do Comciti
O Comciti (Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação) promoveu ontem (8) no auditório do Ciesp (Centro das Industrias do Estado de São Paulo), sua primeira reunião prática, desde a instalação, em outubro de 2014.
Segundo o secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Cássio Luiz Pinto Junior, antes de mais nada, houve a formalização do conselho, aprovado pela Câmara Municipal e depois o assunto em pauta foi a importância da instalação de um parque tecnológico em Marília.
“Esse é um tema muito importante para o município, visando o seu dinâmico desenvolvimento. Houve também a integração entre os membros do Comciti, representado por fortes segmentos da economia e tecnologia de Marília”, destacou Cássio.
Fazem parte do Comciti, além da Prefeitura Municipal, Associação Comercial e Industrial de Marília, Ciesp, Univem, Unimar, Unesp, Fatec, Faip, Famema, Asserti (Associação de Empresas de Serviços de Tecnologia da Informação), Sebrae, Fiesp, Senac, Senai, Etec Antonio Devisate, Sincovam (Sindicato do Comércio Varejista de Marília) e Sest/Senat.
A palestra foi proferida pelo professor-doutor Elvis Fusco, coordenador dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Univem, além de presidente da Asserti.
Ele lembrou que a proposta de instalação do parque tecnológico é fundamental para Marília. “A inovação hoje é um requisito essencial para as empresas terem força de competitividade. Isso vai proporcionar para Marília um novo cenário tecnológico visando o desenvolvimento industrial e de serviços, proporcionando um aumento imediato do nível de emprego. Isso, é claro, vai exigir também a qualificação da mão de obra constante no município”, explicou Elvis.
O diretor do Ciesp, Flávio Peres, lembrou que a globalização exige sempre uma economia inovadora e dinâmica. “Marília dá um passo importante nesse sentido com a instalação do Comciti. É preciso sempre inovar, diante de uma tecnologia atualizada a todo o momento. O setor industrial necessita constantemente dessa inovação ”, afirmou.